Mario Patruni

Em dia com a notícia

Em Dia Com a Notícia – 1º de Novembro de 2016

Secretário sem pasta

BachirXAbbasÉ voz comum nas rodas políticas que o vice-prefeito eleito de União da Vitória, o empresário Bachir Abbas (foto) não deve assumir uma secretaria no governo de seu companheiro de chapa Santin Roveda. Abbas deverá ocupar uma sala próxima ao prefeito eleito e vai desempenhar a chamada função de “secretário sem pasta”, assumindo a coordenação política-administrativa do governo.

 

Espinha dorsal pronta 1

Tanto em Porto União como em União da Vitória os novos prefeitos eleitos já estão praticamente com os nomes de seus secretários no bolso do colete. São os secretários que formam a chamada “espinha dorsal” da administração. Em Porto União o prefeito Eliseu Mibach (PSDB) já anunciou oficialmente o nome da professora aposentada Aldair W. Muncinelli como secretária da Educação. Além dela, o vice-prefeito eleito Percy Storck vai comandar a secretaria da Indústria e Comércio, o engenheiro civil Roberto Domit de Oliveira vai para a secretaria de Obras, o coronel do Exército da Reserva, o dentista Marivaldo Reis vai assumir a secretaria da Saúde e o também coronel da Reserva da Polícia Militar de Santa Catarina, Miguel Chokailo Neto, vai comandar a secretaria da Administração.

 

Espinha dorsal pronta 2

Em União da Vitória também já vazaram para a imprensa os nomes do professor Clodoaldo Goetz como titular da secretaria do Planejamento, Antônio Oscar Nhoatto como chefe de Gabinete, Sandra Jung – atual secretária de Finanças – iria para a secretaria do Meio Ambiente, o professor de Educação Física, Cordovan Neto, na secretaria de Esporte, a enfermeira de carreira do município, Silvia Andrade, iria para a secretaria da Saúde, o advogado Fauzi Bakri assumiria a secretaria Jurídica, Ana Cláudia – esposa do prefeito eleito – assumiria a secretaria da Ação Social, Danielle Borges de Lima assumiria a secretaria de Finanças, Fábio “Trainha” Benghi assumiria a secretaria de Obras e Hilda Adâmio Roveda assumiria o Provopar. Para comandar a secretaria da Educação, Santin Roveda solicitou para a classe que lhe apresentasse uma lista com três nomes, onde ele escolheria um. Os demais cargos ainda estão em análise pelo prefeito eleito.

 

Indicação política

Peemedebistas de alto coturno de Porto União já estão trabalhando nos bastidores para indicar o nome do atual vice-prefeito Aloísio Salvatti (PMDB), para assumir um importante cargo de chefia na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Canoinhas.

 

Eficiência administrativa

O que os novos governantes que irão assumir os governos municipais a partir do dia 1º de janeiro precisam entender é que uma gestão pública eficiente se baseia em um tripé denominado Triplo E: Economia, Eficiência e Eficácia. É o amplamente denominado fazer menos com mais, aproveitar melhor os recursos e racionalizar a administração. Mas, para fazer isso funcionar, será preciso colocar pessoas certas nos lugares certos. Será que os novos gestores irão conseguir? É o que a sociedade espera.

 

Disseram…

“Durante a campanha, você apunhala os adversários; já, na transição, os amigos”

De um político, em União da Vitória, que sentiu que não vai ser indicado para assumir um cargo na administração municipal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *