General Carneiro recebe ações de sensibilização ambiental

·
Atualizado há 6 anos

coleta-seletiva-4-300x225A prefeitura de General Carneiro através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vai realizar nesta terça-feira (11), ao lado da Igreja Ucraniana um evento de sensibilização ambiental. O espaço sustentabilidade é uma realização Itaipu Binacional e Universidade Livre do Meio Ambiente (UniLivre) em parceria com a Prefeitura de General Carneiro e Governo do Estado do Paraná, através do Instituto das Água.

O programa Sistema Integrado de Coleta Seletiva (Recicla) vem atuando junto aos municípios do Paraná no aprimoramento do conhecimento, de valores e do estilo de vida relacionados com a gestão e o gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos.

O objetivo é levar a 66 municípios ações de sensibilização ambiental com abrangência técnica, educativa e sociocultural voltadas para catadores de materiais recicláveis, professores e a comunidade em geral. Como ferramenta de transformação e sensibilização, o Município recebe artistas do Espaço Sou Arte e técnicos da UNILIVRE e do Instituto das Aguas do Paraná para o desenvolvimento de diversas atividades por um dia.

É realizada, por exemplo, ação cultural e interativa com os catadores de materiais recicláveis da localidade. Um espetáculo cômico aborda, de maneira divertida, a importância destes profissionais no dia a dia de um Município, trabalhando sua autoestima, valorização e empoderamento, promovendo a busca por objetivos e concretização dos sonhos individuais e coletivos.

Dois artistas encenam a importância da categoria estar organizada em cooperativa, os benefícios de trabalhar coletivamente e, ainda, a importância da soma de esforços no sentido de maiores resultados financeiros e de qualidade de vida. No esquete é abordado também o uso adequado dos equipamentos de proteção individual (EPI’s), mostrando que são de suma importância para evitar acidentes ou ainda risco a saúde física e mental.

Outra ação cultural e interativa é voltada a educadores e técnicos. Uma oficina é realizada com educadores e agentes ambientais da cidade com a finalidade de conscientizar e sensibilizar sobre questões relacionadas aos resíduos sólidos urbanos, a coleta seletiva e consumo consciente, com a apresentação de informações dentro do contexto do projeto Sistema Integrado de Coleta Seletiva. A ênfase para os educadores ainda abrange formas de realizar a educação ambiental de forma simples e lúdica, incentivando uma cultura da coleta seletiva e de consumo consciente.

A programação inclui também evento cultural aberto à comunidade, com a apresentação de espetáculo artístico que ressalta a importância da coleta seletiva, chamando a atenção para os impactos e consequências deste trabalho na comunidade e na vida dos catadores no município. A história apresentada fala sobre o amor de dois jovens com pais que pensam completamente diferente um do outro. O espetáculo “Juliana e Romão, um caso de separação”, mistura linguagens de circo, teatro, dança e música para conscientizar sobre a importância de todos na gestão correta dos resíduos sólidos urbanos.

O Espaço Sustentabilidade é outra atração nas cidades que recebem o programa. Em uma lona de circo e realizada uma exposição de moveis, objetos de decoração e utensílios confeccionados com resíduos normalmente descartados pela população.
Nas cidades

O trabalho já foi desenvolvido em 11 cidades do Paraná, sempre contando com o apoio da administração municipal, grande participação da comunidade nas atividades e com resultados positivos. As cidades são atendidas pelo projeto em forma de rotas, por proximidade dos municípios.

O projeto possui um grande impacto social e ambiental, devido ao trabalho de sensibilização com relação aos resíduos sólidos. “Com a interferência positiva das ações culturais e educacionais, aos poucos o Paraná chegará ao tratamento e destinação ambientalmente corretos e socialmente justos dos resíduos sólidos urbanos”, enfatiza Leonardo de Souza Molina, Engenheiro Ambiental palestrante do projeto.

Com as ações que destacam a consciência ambiental e a responsabilidade compartilhada sobre os resíduos, será possível atingir mais cidades no Paraná, criando uma cultura da coleta seletiva, atendendo a lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. “Somente com a força de todos juntos, podemos fazer deste mundo um lugar melhor”, finaliza Leonardo de Souza Molina.