Warning: mysqli_real_connect(): (HY000/1129): Host '172.30.0.88' is blocked because of many connection errors; unblock with 'mysqladmin flush-hosts' in /var/app/current/www.vvale.com.br/wp-content/db.php on line 1272 23 de Abril - Terça-feira » Milho no Monjolo » Odilon Muncinelli

23 de Abril – Terça-feira

CURIOSIDADES – 1. Até meados de 1960-1970, pouco se usava a expressão “Contestado”, o Conflito era mais conhecido como “Guerra dos Fanáticos”. 2. A Guerra do Contestado foi o primeiro cenário para o emprego militar do avião 3. Sessenta milhões de araucárias foram extraídas pela madeireira Lumber. 4. A Guerra do Contestado durou mais tempo e causou mais mortes que a Guerra dos Canudos. 5. Uma pessoa filmou o Conflito, mas o vídeo se perdeu e até hoje não foi encontrado.

HISTÓRIA DO FUTEBOL AMADOR – O jornalista Aristides Leo Pardo, o “Tide” ou o “Carioca”, está empenhado na elaboração do seu TCC em História, na FAFI de União da Vitória, que terá como tema a História do Futebol Amador de Porto União e União da Vitória, em particular a História do Ferroviário Esporte Clube, o conhecido “Ferrinho da Caixa d’Água”. Assim, no final do ano passado, o jornalista recorreu ao blog desta Coluna Milho no Monjolo, (o que apareceu somente na semana passada), dizendo que “está buscando contato com as pessoas que foram ligadas ao futebol da cidade”. Além disso, pede “fotografias, documentos ou histórias” referentes ao assunto. Embora com atraso, não me é permitida a negativa! E, para começo de conversa, recomendo a leitura dos artigos “Esporte amador… velhos tempos, velhos dias”, de Therezinha Leony Wolff (na Revista da ALVI n.o 4) e “Futebol de União da Vitória é Campeão Paranaense”, de Aluízio Witiuk (na Revista da ALVI n.o 5) que, a propósito, conta a História do Ferroviário Esporte Clube, o Campeão da Taça Paraná, em 1964. Recomendo ainda a leitura do excelente arquivo do Jornal O Comércio, desde 1931. Anotação: O jornalista é autor do livro “No País do Futebol, Cidade Sem Memória: A História Futebolística de Campos dos Goytacazes”, publicado em 2010.

AGRADECIMENTO – Sensibilizado, agradeço às irmãs Edda, Norma e Cléia, a maravilhosa orquídea branca alusiva aos dez anos da Coluna Milho no Monjolo.

LANÇAMENTO – Na última sexta-feira, dia 19, no Auditório da Fundação Cultural de União da Vitória, ocorreu o lançamento do livro “Cão”, da autoria do professor Celso Godoi Neto, com o selo da Scortecci Editora. Este é o segundo livro do autor. Anotação: Nascido em Cruzeiro do Oeste (PR), criado em União da Vitória e Porto União, o autor participou da Antologia do Vale do Iguaçu II (2010). Publicou o livro “às margens do rio sem nome” (2010). Participou do X Prêmio Literário Livraria Asabeça (2012), com a “Poesia Insatisfeita ou dos erros análogos”, classificada entre as finalistas.

LANÇAMENTO – No dia 03 de maio próximo, às 9 horas, no 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, ocorre o lançamento da obra “Marechal Juarez Távora (Uma Síntese Biográfica)”, da autoria do militar Eros José Sanches. O prefácio é de Flávio Juarez Távora, filho do Marechal. O Marechal Juarez Távora é o Patrono do Batalhão, sediado no Bairro Santa Rosa, em Porto União (SC), desde 1943, que, em janeiro comemorou 105 anos de criação.

A ÚLTIMA – “Julgar por ouvir dizer e sem ter se certificado da verdade, alimenta equívocos e pode levar à injustiça”. (João Darcy Ruggeri).

Beira do Iguaçu, Abril de 2.013