Milho no Monjolo

Odilon Muncinelli

Milho no Monjolo – 6 de Janeiro de 2017

PORTO UNIÃO FAZ 100 ANOS

Fala-se e escreve-se, com frequência, sobre o conhecido e apreciado “xixo” ou “chicha”, como defendia o inesquecível jornalista e bom amigo Rene Augusto. Ademais, no ano passado, Porto União realizou a sua 10ª Festa do Steinhaeger e do Xixo, com grande Assim, diante destes motivos, os nossos pesquisadores e historiadores têm discutido e escrito  sobre a origem do “xixo” ou chicha”. Entre eles vale lembrar a professora Maris Stela da Luz Stelmachuk e o chefe de cozinha Luiz Sergio Buch, conhecedores do assunto. Afirmam eles que o “xixo” ou “chicha” teve a sua origem em União da vitória, Paraná, lá pelos idos de 1950, depois de uma festa na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, com os festeiros Pedro Stelmachuk, Mário Carvalho, Wilson Alves, Orlando Barroso, os irmãos Osvaldo Eugênio e Hugo Schiel e o Grabovski. (Alguns textos foram publicados no Jornal Tribuna A Dois, em edições de 2014). Ao bem da verdade histórica, peço que, neste ano em que Porto União Faz Cem Anos, os nossos  pesquisadores e outros levem a uma conclusão a respeito da origem deste apreciado “espetinho” ou “churrasquinho”, como dizem alguns dos seus apreciadores.

LUTO

Na noite da última terça-feira, dia 03, em São Paulo, morreu a atriz Vida Alves, aos 88 anos de idade. Nascida a 15 de abril de 1928, em Itanhandu, Minas Gerais, Vida Amélia Guedes Alves era atriz, diretora e escritora. Em 1951, ela protagonizou a polêmica cena do primeiro beijo na televisão, (leia-se telenovela “Sua Vida Me Pertence”), com o ator Walter Foster. Publicou o livro “Televisão Brasileira: O Primeiro Beijo e Outras Curiosidades” (2014). Era membro da Academia Guarulhense de Letras e da Associação dos Pioneiros Profissionais e Incentivadores da Televisão brasileira.

“MOMENTO DA EDUCAÇÃO”

“A Administração Municipal” faz o assunto do programa “Momento da Educação”, que será apresentado pelo professor Aluízio Witiuk, no próximo domingo, dia 08, às 11 horas, nos microfones da Rádio Difusora União, a antiga ZYD-3, “a Pioneira do Vale”. Diretamente do “Pé do Morro da Cruz” para a Coluna “Milho no Monjolo“, o amigo e apresentador informa que os entrevistados serão o empresário Eliseu Mibach, mui digno Prefeito de Porto União, Santa Catarina, e o empresário Percy Storck, mui digno Vice-Prefeito, que falarão sobre a Administração Municipal 2017-2020.. Observação: Neste mesmo domingo, dia 08, às 15 horas, os empresários Eliseu Mibach e Percy Storck poderão ser assistidos e ouvidos, em entrevista sobre o mesmo assunto, no Programa “Caminho da Universidade”, que é produzido e apresentado pelo professor Aluízio Witiuk, na TV Mill, a TV de União da Vitória, Paraná.

A ÚLTIMA

A Coluna de hoje é dedicada à educadora e amada companheira Aldair Wengerkiewicz Muncinelli, que, na última segunda-feira, dia 02, foi empossada como Secretária Municipal de Educação de Porto União, Santa Catarina.

Beira do Iguaçu, Janeiro de 2.017

Odilon Muncinelli é Membro da ALVI e do IHGPr

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *