Milho no Monjolo

Odilon Muncinelli

Milho no Monjolo – 09 de Novembro de 2018

ELIZABETH JHIN

Nascida no dia 13 de janeiro de 1949, em Belo Horizonte, Minas Gerais, a escritora e novelista Elizabeth Jhin escreveu a sua primeira telenovela Eterna Magia, exibida às seis na Globo, no ano de 2007. Vale lembrar que esta telenovela foi representada no Prêmio Emmy pela atriz Irene Ravache, intérprete de Loreta, que concorreu como Melhor Atriz.  Como escritora, Elizabeth Jhin escreveu e traduziu alguns livros infanto-juvenis, como “Pobre Menina Rica”, “Ensina-me a Viver” e “Melodia de Amor”. E ainda  escreveu alguns romances como “Paixões Desenfreadas”, “A Força Do Destino”, “Armadilha Amorosa” e outros sob o pseudônimo de Renata Dias. Por último, foi a autora principal da telenovela das seis da Globo, “Escrito nas Estrelas”, coautora da telenovela “Começar de Novo”, juntamente com Antônio Calmon. E, atualmente, autora da telenovela “Espelho da Vida”, de cunho espiritualista. Muito Boa! Seu sobrenome Jhin veio do ex-marido, que era chinês.

MONOGRAFIA

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou Monografia é um trabalho científico apresentado ao final de um Curso de Graduação e em alguns Cursos de Especialização que representa a síntese da Formação Universitária. Trata-se de uma forma de avaliar o conjunto de conhecimentos adquiridos durante o curso, forma esta adotada pela maioria das Instituições de Ensino Superior. Harry Potter, Maconha, Pornografia e Assédio. Tudo isso foi usado como tema de Trabalhos de Conclusão de Curso. Alguns universitários que ousaram na escolha de seus temas, saindo completamente fora do padrão e deixando todo o processo mais divertido.

 MEMÓRIAS 1

Na última quinta-feira, dia 08, na Casa Cultural Anibal Khury, o conhecido Castelinho da XV, esquina com a Coronel Belarmino, ocorreu a abertura da Exposição “Memórias de Renato Ruschel”, do conhecido alfaiate e pintor Renato Ruschel, numa promoção do Município de Porto União, Santa Catarina, da Cultura e Turismo e da Casa Cultural Anibal Khury. É a primeira exposição solo do pintor, aos 83 anos de idade. Prazerosamente, a Aldair e este Colunista marcaram presença. Nota: O prédio do Castelinho  foi edificado no ano de 1929.

 MEMÓRIAS 2

Nascido no dia 04 de novembro de 1935, em Porto União, Santa Catarina, Renato Ruschel é autodidata na arte plástica e um nome importante da vida cultural das Cidades Irmãs. Trata-se de um pintor/historiador porquanto já reproduziu nos seus quadros – capelas, igrejas e inúmeros prédios históricos das Cidades Irmãs, cenas do tropeirismo e  cenas do Conflito do Contestado. Uma personalidade e fonte de muitas reportagens dos nossos jornais. Inclusive, figura como personalidade marcante na obra “Saga da Família Ruschel”, do historiador Eloy Tonon, membro da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI). Exerceu a Presidência do Lions Clube de Porto União da Vitória, por vários mandatos. No ano passado, ele participou dos Programas “Momento da Educação” e “Caminho da Universidade”, do Projeto “Avós Com Voz” e do plantio de mudas de Ipê Amarelo, na Praça do Centenário  “Prefeito Victor Buch Filho”; uma atividade cultural em homenagem aos 100 Anos de Porto União, Santa Catarina.

 Beira do Iguaçu. Novembro de 2.018

Odilon Muncinelli é Membro da ALVI e do IHGPr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *