Milho no Monjolo

Odilon Muncinelli

Milho no Monjolo – 27 de Novembro de 2018

“CONHECENDO NOSSA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO” 1

Na semana passada, dia 21, no Auditório do Colégio Estadual “Túlio de França”, ocorreu, em Cerimônia Especial e concorrida, o lançamento do livro “Conhecendo Nossa História da Educação: A Escola Normal “Professora Amasília” de União da Vitória (PR)”, organizado pela professora Márcia Marlene Stentzler, da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI). A obra, iniciada em 2013, reúne transcrições de fontes primárias, fotografias e memórias e ex-normalistas.

“CONHECENDO NOSSA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO” 2

Nascida no dia 05 de fevereiro de 1965, em Itá, Santa Catarina, Márcia Marlene Stentzler é   graduada em Pedagogia pela FAFI, atualmente, Universidade Estadual do Paraná. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutora pela Universidade Federal do Paraná. É professora na FAFI. No ano de 2015 publicou o livro “Entre Questões Lindeiras e a Superação de Fronteiras: A Escola Complementar em Porto União (SC) e União da Vitória (PR) 1928-1938”.

“A IGREJA BATISTA” 1

Nesta terça-feira, dia 27, às 20h, a Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI), em parceria com a 1ª Igreja Batista de Porto União, Santa Catarina, realiza uma Sessão Solene para o lançamento do livro “A Igreja Batista – Sua Origem e Caminhada da Letônia Até os Dias Atuais”, da professora, poetisa e acadêmica Terezinha Thiel Moreira, da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI). O evento ocorre no Templo da Igreja Batista, situado na Rua Santos Dumont, esquina com a Rua Dr. Lauro Muller, em Porto União, SC.

“A IGREJA BATISTA” 2

Nascida no dia 15 de abril de 1942, em Uruguai, atualmente Piratuba, Santa Catarina, a professora, poetisa  e acadêmica Terezinha Thiel Moreira começou o Curso Primário na sua terra natal e concluiu no Grupo Escolar “Balduíno Cardoso”, em Porto União. Outros cursos: o Ginasial e o Normal no Colégio “Santos Anjos”, em Porto União. É graduada em Pedagogia pela antiga FAFI, atualmente Universidade Estadual do Paraná. Começou a lecionar no Grupo Escolar “Adolfo Konder”, em São Pascoal (Irineópolis, Santa Catarina). Depois, no Grupo Escolar “João de Lara”, em Rondinha (Paula Freitas, Paraná). Ocupou os cargos de Professora, Supervisora, Secretária e Diretora na Escola “Clementina Lona Costa” (União da Vitória, Paraná). Lecionou ainda no Curso Normal no Colégio “Túlio de França” (União da Vitória, Paramá). No ano de 2012, publicou o seu primeiro livro “Pedacinhos de Amor”, com artigos e poesias.  Inspirou e deu nome à Coleção “Therezinha Cartoneira”.

A ÚLTIMA

A Coluna de hoje é dedicada aos advogados Cássio Telles e Omar Cador Eddine, mui  dignos Presidentes Eleitos da OAB-Seccional do Paraná e da OAB-Subseccional de União da Vitória, na Chapa XI de Agosto, para o mandato 1919-1921, respectivamente. É dedicada ainda para a advogada Marilena Winter (nascida em Porto União, SC), mui digna Vice-Presidente Eleita da OAB-Seccional do Paraná. Este Colunista apresenta os votos de uma profícua e  proveitosa ad ministração em favor da classe!

Beira do Iguaçu, Novembro de 2.018

Odilon Muncinelli é Membro da ALVI e do IHGPr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *