Milho no Monjolo

Odilon Muncinelli

Milho no Monjolo – 30 de Novembro de 2018

PREMIAÇÃO 1

No dia 14 deste mês, em Sessão Solene realizada no Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPr), o Colégio Estadual do Paraná, representado pela Diretora Geral Tânia Maria Acco e pelos Professores Orientadores Gerson de Oliveira e Vivian Célia Brunnquell, recebeu, juntamente,  com os estudantes, o Prêmio “Liuta Pfeiffer Utsch”, com o primeiro lugar na categoria Poesia Livre com Pedro Vinicius Cruz e o segundo lugar na categoria Conto com  Gabrielle Fialkoski. Cumpre destacar o excelente nível das composições apresentadas, expressão incontestável do comprometimento do Colégio Estadual do Paraná com o culto dos nossos valores cívicos, históricos e patrióticos.

PREMIAÇÃO 2

“Foi nas páginas da edição da Gazeta do Povo de 03 de janeiro de 1996 – Assis jamais esqueceria a data – que a professora e historiadora Liuta Pfeiffer viu pela primeira vez seu futuro marido. Um anúncio grande, com foto e tudo, detalhava quem era, e o que procurava, o então solteiro José Assis Utsch, economista que vinha de Brasília a Curitiba para fazer morada. Foi amor à primeira lida”. (Fonte: Gazeta do Povo). A professora e historiadora Liura Pfeiffer Utsch publicou o livro “Família von Linsingen no Brasil e os Barões e Condes na Alemanha” (2010), 482 páginas. Era associada e Diretora de Publicações do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPr). Morreu no dia 29 de julho de 2017, em Curitiba, Paraná.

ESTANTE VIRTUAL

A Antologia do Vale do Iguaçu está na Estante Virtual Organizada pelos inesquecíveis confrades Francisco Filipak e Nelson Antonio Sicuro foi publicada no ano de 1976. Este Colunista faz parte da obra poética nas páginas 185-188 com alguns versos. E também da Antologia do Vale do Iguaçu II publicada no ano de 2010 nas páginas 187-191.

EVASÃO ESCOLAR

Provavelmente, ainda neste ano ou no começo do próximo, ocorre o lançamento de um livro sobre a Evasão Escolar, suas causas e suas consequencias. A obra reúne textos assinados pelo Juiz Carlos Eduardo Mattioli Kockanny, pelo Promotor Júlio Ribeiro de Campos Neto e por outros experts no assunto. Vale lembrar que, recentemente, a Câmara Municipal de União da Vitória, Paraná, aprovou o Projeto de Lei, por unanimidade. E, posteriormente, no dia 19 de março de 2018, o Prefeito Municipal sancionou a Lei no731, que “Cria o Programa de Prevenção e Combate à Evasão Escolar e dá outras providencias”.

A ÚLTIMA

A Coluna de hoje é dedicada aos advogados Rafael Horn e Daniele Masnik, mui  dignos Presidentes Eleitos da OAB-Seccional de Santa Catarina e da OAB-Subseccional de Porto União, nas Chapas 81 e 101, para o mandato 1919-1921, respectivamente. É dedicada ainda para o advogado Jairo Vicente Clivatti, mui digno Conselheiro Eleito da OAB-Seccional de Santa Catarina. Este Colunista apresenta os votos de uma profícua e  proveitosa administração em favor da classe!

Beira do Iguaçu, Novembro de 2.018

Odilon Muncinelli é Membro da ALVI e do IHGPr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *