Milho no Monjolo

Odilon Muncinelli

Milho no Monjolo – 05 de Dezembro

 

HISTÓRIA DO BRASIL 1

O acadêmico e escritor Laurentino Gomes esteve na Paraíba, onde visitou antigos engenhos, quilombos, senzalas, museus e outros locais relevantes para a pesquisa que está desenvolvendo sobre a história da escravidão no Brasil, tema de uma trilogia de livros que deve lançar a partir de 2019. Durante a visita, Laurentino Gomes recebeu apoio da Academia Paraibana de Letras, representada pelo escritor e historiador Ramalho Leite, ex-Deputado Federal e ex-Prefeito da cidade de Bananeiras, que ainda o presenteou com um livro de autoria de um dos fundadores da Instituição Paraibana, Coriolano de Medeiros.

HISTÓRIA DO BRASIL 2

Nascido no dia 17 de fevereiro de 1956, em Maringá, Paraná, Laurentino Gomes é jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Turma 1976.  Iniciou como repórter dos jornais Correio de Notícias e O Estado do Paraná. Depois atuou na sucursal de O Estado de S. Paulo e da Agência Estado. E escritor premiado. Em 2007,  publicou o livro 1808: Como Uma Rainha Louca, Um Príncipe Medroso E Uma Corte Corrupta Enganaram Napoleão E Mudaram A História De Portugal E Do Brasil, que relata a fuga da Família Real Portuguesa para o Brasil, um verdadeiro manual de viagem por todos os acontecimentos que envolvem esse episódio da História Nacional. A obra recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura e foi eleito o Melhor Ensaio de 2008, pela Academia Brasileira de Letras. O jornalista foi eleito pela Revista Época como uma das 100 pessoas mais influentes no ano de 2008. Seu mérito foi o de conseguir destaque em assuntos históricos, além de ter seus livros sempre na lista dos best-sellers. Depois publicou os livros 1822: Como Um Homem Sábio, Uma Princesa Triste e Um Escocês Louco Por Dinheiro Ajudaram Dom Pedro a Criar o Brasil – Um País Que Tinha Tudo Para Dar Errado e 1889: – Como Um Imperador Cansado, Um Marechal Vaidoso e Um Professor Injustiçado Contribuíram Para o Fim da Monarquia e a Proclamação da República no Brasil., publicados em 2010 e 2013, respectivamente.  Seus livros já venderam mais de um milhão de exemplares no Brasil e em Portugal. Laurentino Gomes ocupa a Cadeira 18 da Academia Paranaense de Letras (APL). É Membro Titular do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e Membro Honorário das Academias de Letras das cidades de Maringá e Sorocaba. Conquistou dois Prêmios Esso de Jornalismo, sete Prêmios Abril de Jornalismo, seis Prêmios Jabuti; Conquistou ainda o Prêmio de Melhor Ensaio da Academia Brasileira de Letras. Foi condecorado com o Diploma de Cola­borador Emérito do Exército Brasileiro (2009); Medalha do Mérito Tamandaré, da Marinha do Brasil (2010) e Ordem Estadual do Mérito do Piauí (2010).

LANÇAMENTO DUPLO NA OAB

Na próxima quinta-feira, dia 06, às 18 horas,  na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), ocorre o lançamento de dois livros de membros da Academia Paranaense de Letras (APL). As obras “O Caçador de Estrelas”, da advogada e poetisa Adélia Maria Woellner, e, “Uma Serenata em Paris – Histórias Divertidas da Vida Jurídica”, do advogado, escritor e Presidente da Academia Paranaense de Letras (APL), Ernani Buchmann, com ilustrações de Simon Taylor, fazem parte da Coleção Helena Kolody. O evento está sendo organizado pela APL, em parceria com a Editora Bonijuris, a OAB-PR e a Academia de Letras José de Alencar.

 

Beira do Iguaçu, Dezembro de 2.018

Odilon Muncinelli ´é  Membro da ALVI e do IHGPr

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *