Aliel Machado debate processo legislativo em União da Vitória

Evento aconteceu no auditório da Uniguaçu

·
Atualizado há 6 anos

AlielX01Casa cheia na noite desta sexta-feira, 09, para o debate, conduzido pelo deputado federal paranaense Aliel Machado (PSB-PR), que esteve no auditório principal da Uniguaçu, onde o assunto foi o processo legislativo.

Ao contrário do que se possa imaginar, o termo “processo legislativo” não se aplica somente à confecção de documentos ou projetos de lei, mas sim de como as coisas funcionam em Brasília.

Na oportunidade os acadêmicos da instituição puderam tirar dúvidas e conversar sobre a maneira que um congressista atua na capital da república.

Desde contatos, audiências, preparação de projetos, até a atuação em comissões pelos deputados.  Aliel atua nas comissões de Constituição e Justiça, de Educação e na Frente Parlamentar Jovem.

O debate, na verdade, foi mais uma conversa informal. Na opinião do deputado federal, essa aproximação com os jovens acadêmicos desmistifica muito o trabalho de um parlamentar.

Muita gente pensa que Brasília é uma máquina complexa de fabricar projetos e legislação, mas que na verdade o deputado tem duas funções: legislar e fiscalizar o Poder Executivo. O resto é folclore”, explicou.

Aliel Machado disse que o brasileiro tem de conhecer melhor os três poderes e saber quem trabalha com o que. “Não é a ilha da fantasia onde cada agente público eleito pelo voto ganha um rio de dinheiro sem fazer nada. Temos ótimos deputados e senadores, que trabalham de verdade, aliás a maioria deles.  É claro que temos os maus políticos que se aproveitam da máquina pública. Conhecer, para separar o que é bom do que é ruim é que deveria ser o trabalho do eleitor deste país”, disse. No total mais de 400 acadêmicos participaram do encontro.