Beto Richa pode visitar União da Vitória na próxima semana

·
Atualizado há 8 anos

O governador Beto Richa recebeu em seu gabinete, no Palácio Iguaçu, os prefeitos de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv e de São Mateus do Sul, Clovis Ledur, o presidente da Compagas, Fernando Ghignone, os deputados: Luciano Pizzatto, Alexandre Curi e Hussein Bakri. N/F:  prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv Curitiba, 29-01-15. Foto: Arnaldo Alves / ANPr.
Não há informação oficial sobre a agenda do governador para a próxima semana. (Foto: Arnaldo Alves / ANPr).

O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB) não estará hoje em União da Vitória conforme foi divulgado recentemente. Richa deveria anunciar a transformação da 2ª CIPM no 27º Batalhão de Polícia Militar e o aporte (a parte do governo) no valor de R$ 8,5 milhões a ampliação da Ponte Machado da Costa (Ponte de Ferro). A Prefeitura já tem autorização da Câmara de Vereadores de União da Vitória para contrair empréstimo também no valor de R$ 8,5 milhões. No entanto, o anúncio de que o governador não viria hoje frustrou prefeitos e a classe política local. A vinda até União da Vitória, ao que tudo indica, vai acontecer nos próximos dias.

O deputado estadual Hussein Bakri (PSC), representante da região na Assembléia Legislativa (Alep), tenta viabilizar a vinda de Beto Richa entre os dias 17 e 18 de fevereiro, quando o governador cumpre agenda em São Mateus do Sul, para tratar do suposto fechamento da PetroSix, unidade da Petrobrás, naquele município. Bakri quer aproveitar essa brecha e trazer o governador para a cidade. Ontem, em uma reunião com o prefeito Pedro Ivo Ilkiv (PT), Richa e o Secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedu), Ratinho Júnior, tentavam definir a situação da verba destinada a ampliação da Ponte de Ferro. Até o encerramento desta edição nem a assessoria do deputado Hussein Bakri, nem a do governador Beto Richa confirmava a vinda do governador nos dois dias citados. A agenda de quarta-feira, 17, e quinta-feira, 18, só deve ser anunciada no início da próxima semana.

Batalhão de Polícia Militar

A região sul do Paraná atualmente é atendida pela 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (2ª CIPM), a qual é responsável pelo policiamento ostensivo nos municípios de Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Mallet, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, além de União da Vitória. A área de cobertura é de 6.208 km², com população estimada em 136.365, de acordo com fontes do IBGE em 2015.

A criação do 27º BPM, constituído por três companhias, duas em União da Vitória e uma em São Mateus do Sul, passará a atender também os municípios de Antônio Olinto e São Mateus do Sul, pertencentes hoje à 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (1ª CIPM), com sede em Lapa (PR) na região metropolitana de Curitiba. Com a medida, a PM de São Mateus do Sul passa de pelotão para companhia de Polícia Militar, proporcionando melhor estrutura administrativa e operacional. Com 108 policiais atualmente, a PM não consegue atender a demanda da região.

No vermelho

A Segurança Pública está em alerta vermelho depois da onda de assaltos e arrombamentos nas agências bancárias da região. Por ter conhecimento da situação dos municípios da região, virou mania a prática de assaltos e explosões de agências bancárias na região sul. Duas ações criminosas praticadas em Cruz Machado, há 54 quilômetros de União da Vitória, denunciam, mais uma vez, a fragilidade do sistema de segurança pública na região. Seis ladrões fortemente armados explodiram duas agências bancárias de Cruz Machado, por volta de 3 horas do último dia 4. No dia 6 novembro de 2015, quatro homens fortemente armados arrombaram a agência do Banco Itaú de Cruz Machado e roubaram todo o dinheiro do cofre principal.

Os frequentes assaltos a bancos em Cruz Machado e Bituruna escancaram a fragilidade do sistema de segurança pública. O fato dos destacamentos contarem apenas com dois soldados, mostra a falta de investimentos em segurança pública na região de União da Vitória. Os prefeitos da região sul do Paraná querem pressa por parte do governo em melhorar a situação da PM e da Polícia Civil (4ª SDP) que nem atende nos municípios da região, somente em União da Vitória.