Beto Richa vai promover reforma administrativa

A principal novidade é Valdir Rossoni na Casa Civil

·
Atualizado há 8 anos

RossoniXeXRicha
Até Sciarra admite que deixará o caminho livre para Rossoni voltar ao Paraná como homem forte de Beto Richa. (Foto: Divulgação/AEN-PR).

Verdade seja dita: desde o ano passado o governador do Paraná, Beto Richa, procura emplacar o deputado federal Valdir Rossoni na Casa Civil. Em todas as tentativas, fatores externos influenciavam e os dois acabavam se afastando. Agora Richa precisa contar com a experiência de Rossoni no seu governo. Para tanto prepara a mudança do atual chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra, para a presidência da Copel ou para a Secretaria de Infraestrutura e Logística, aquela que trata dos pedágios, assunto que Sciarra tanto cobiça. O Palácio Iguaçu não engole o fato da criação de um “sub-grupo” dentro do próprio governo, com a transferência de Ratinho Júnior para o PSD (de Sciarra).

Mas Rossoni, se confirmado no cargo, terá que negociar com deputados estaduais. Muitos deles lembram de quando Rossoni era presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e batia de frente com quem fosse preciso para defender interesses daquela Casa Legislativa. Sciarra admitiu na tarde de ontem que pode deixar o governo Beto Richa. Ele desconversou quando perguntado se a saída já está definida ou se foi motivada pelo descontentamento do governador com o episódio da filiação de Ratinho Júnior no seu PSD. Sciarra disse à imprensa de Curitiba que já tinha planos de deixar o cargo para se dedicar à organização do partido para as eleições municipais deste ano. Contudo, ele reconheceu que também há uma articulação por parte da cúpula nacional do PSDB de emplacar Rossoni na Casa Civil de Richa.

Rossoni não foi encontrado para comentar o assunto. Segundo sua assessoria, o deputado estava em plenário e não poderia retornar para se pronunciar na tarde de ontem sobre o assunto.

Reforma administrativa

A mudança na Secretaria de Administração já está acertada. Dinorah Nogara pediu para sair e em seu lugar entra Reinhold Stephanes (PSD), que já exerceu a mesma função no governo de Roberto Requião (PMDB). Além desta pasta e da Casa Civil, pode haver troca de guarda na Justiça e no Planejamento, que também é certa, já que Silvio Barros sai para ser candidato a prefeito de Maringá.