BIOMETRIA: Eleitores tem até 9 de maio para regularizar situação

·
Atualizado há 6 anos

De modo geral, eleitores têm até o dia 9 de maio para deixar sua situação eleitoral em dia. Isso vale para quem perdeu o título, para quem quer fazer o documento, para quem alterar alguma informação do documento. Vale também, e especialmente, para quem perdeu o prazo da biometria.

Em União da Vitória esse processo terminou em setembro do ano passado, mas, conforme a equipe do Cartório Eleitoral, muitos eleitores perderam a data. Já em Porto União, o processo começou depois e por isso, ainda continua sendo feito. De acordo com o chefe do cartório, Brainer Kist, cerca de 120 pessoas são atendidas todos os dias, das 12 às 19 horas, horário de atendimento do órgão. Dos 26 mil eleitores da cidade, cerca de dez mil já estão com a biometria feita. Isso significa que no dia das eleições, será preciso usar apenas uma das digitais para confirmar a presença na sessão.

A biometria é um método automático de reconhecimento individual baseado em medidas biológicas (anatômicas e fisiológicas). O cadastro agiliza o voto e é mais um componente de segurança do processo. O método também serve de banco de dados que pode ser integrado com os serviços da polícia e outros da justiça, por exemplo. Com a identificação biométrica não haverá a possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro, tornando assim ainda mais seguro o sistema de votação eletrônico.

Nas cidades que participam do projeto, para recadastrar no sistema de biometria é necessário levar identidade, CPF e comprovante de residência. Todos os eleitores, inclusive aqueles cujo voto é facultativo, precisam participar do processo.

Agende um horário

Para evitar filas ou muito tempo na espera, é possível agendar um horário de atendimento. Isso é feito pela internet, na página do Tribunal Eleitoral. Quem mora no Paraná, precisa acessar, www.tre-pr.jus.gov.br. Já em Santa Catarina, o endereço é, www.tre-sc.jus.gov.br.

Calendário

Conforme a Justiça Eleitoral, o dia 9 de maio (151 dias antes das eleições), é o último dia para o eleitor peça “sua inscrição eleitoral, altere seus dados cadastrais ou transfira seu domicílio eleitoral”. É também o “último dia para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para seção com acessibilidade” e “último dia para que os presos provisórios e os adolescentes internados que não possuírem inscrição eleitoral regular sejam alistados ou requeiram a regularização de sua situação para votarem nas eleições de 2018”.