Brasil precisa voltar crescer e criar empregos, diz Richa

"São pontos que considero fundamentais e que fazem parte da carta 'Princípios e valores para um novo Brasil', que o PSDB vai entregar ao vice-presidente Michel Temer", diz Richa

·
Atualizado há 8 anos

beto-brasXXlia
O Paraná espera o fim da discriminação sistemática imposta pelo governo federal e que o Estado tenha uma participação maior nos projetos e investimentos federais do novo governo. (Foto: Divulgação/PSDB).

O governador Beto Richa (PSDB) defendeu ontem, em Brasília, que, aprovado o impeachment da presidente da República, o novo governo proponha, em regime de urgência, uma agenda de reformas estruturais que criem condições para que o Brasil volte a ser um país competitivo, com melhores condições de gerar emprego e com equilíbrio nas contas públicas. Richa também considera fundamental o combate irrestrito à corrupção, o apoio às investigações da Operação Lava Jato e a garantia de independência à Polícia Federal e ao Ministério Público.

“São pontos que considero fundamentais e que fazem parte da carta ‘Princípios e valores para um novo Brasil’, que o PSDB vai entregar ao vice-presidente Michel Temer”, disse Richa sobre o documento de 15 pontos que norteiam o apoio dos tucanos a um provável governo Temer na presidência da República. Além de Richa, a carta foi assinada pelos governadores Marconi Perillo (GO), Geraldo Alckmin (SP), Pedro Taques (MT), Reinaldo Azambuja (MS) e Simão Jatene (PA) e pelo presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves.

“O Paraná tem uma série de políticas públicas e de medidas de ajustes que equilibraram as contas, recuperaram a capacidade de investimento do Estado e que servem de exemplo ao País”, lembrou Richa. “O Paraná espera o fim da discriminação sistemática imposta pelo governo federal e que o Estado tenha uma participação maior nos projetos e investimentos federais do novo governo. A quarta economia do País deve ser tratada de forma compatível com os impostos e contribuições recolhidos pelos trabalhadores e empresas paranaenses”, completou Richa.

Impacto

Beto Richa considera ainda essencial que o eventual governo Temer adote medidas de impacto já nos primeiros dias de gestão a fim de restaurar a confiança dos investidores e sinalizar que o governo federal retomou o caminho da responsabilidade fiscal. “Medidas dessa natureza poderão reverter a atual trajetória nacional, de destruição de empregos, fechamento de empresas e desindustrialização”, disse.

Richa afirmou ainda esperar que o novo ministério seja integrado por nomes expressivos, de reconhecida competência nas suas áreas de atuação. “O novo ministério, além de muito mais enxuto que a inchada equipe atual, precisa reunir experiência, talento e criatividade. Um grupo homogêneo que ponha mãos a obra para reconquistar a confiança dos brasileiros na capacidade do governo de reaglutinar a nação em torno de um projeto consistente e de longo prazo”, disse ele.

Exemplo

Richa defendeu ainda que para o Brasil sair da crise financeira será necessário, primeiramente, que o governo federal reduza os gastos com a máquina pública. Ele destacou o ajuste fiscal implantado pelo Governo do Paraná e disse que o Estado é exemplo para o país. “Com muita responsabilidade, fizemos um grande ajuste para equilibrar as finanças e recuperar a capacidade de investimento estadual. Hoje, o Paraná tem a melhor situação fiscal e financeira do Brasil”.

Os tucanos esperam ainda do governo Temer um compromisso a adoção de medidas como a realização imediata de uma reforma política; a renovação das práticas políticas e a profissionalização do Estado; a manutenção e qualificação dos programas sociais, com redução da desigualdade e promoção de oportunidades; a melhor aplicação dos recursos públicos em setores como a saúde, educação e segurança pública; e o comprometimento com a responsabilidade fiscal, prática abandonada pelo governo da presidente Dilma Rousseff.