Câmara de Porto União vota nove projetos na última sessão de junho

Contas do prefeito Anízio, Codeplan e habitação tem destaque na sessão de terça-feira

·
Atualizado há 9 anos

camara-portouniao-politica
Calikoski e Kowalski, na organização dos projetos que foram aprovados na noite. (Foto: Mariana Honesko).

Longa, mas produtiva. Nesta terça-feira, 30, a 19ª reunião da Câmara de Vereadores de Porto União terminou às 22h30. É que por conta do recesso, previsto para as duas últimas semanas deste mês, o Legislativo precisa encerrar a pauta ou vai precisar se reunir neste intervalo. “Se faltar calendário, a gente se reúne no recesso para não deixar nada pendente”, garantiu o presidente da Casa, Almir Borini (DEM).

Em pauta

Embora sem inscritos para a tribuna, o secretário de Finanças da prefeitura, Ricardo Dragoni, fez uso da palavra. Conforme o vice-prefeito de Porto União, Aloísio Salvatti, também presente ao último encontro de junho, Dragoni apresentou os detalhes do projeto que prevê investimentos de R$ 3 milhões. “É um dinheiro liberado pela Caixa Econômica Federal para asfaltarmos 21 ruas da cidade. O projeto já está aprovado há quase dois anos pela Câmara”, explicou.

Até às 22h30, o Legislativo aprovou nove projetos: três, especialmente importantes. O Consórcio de Desenvolvimento do Planalto Norte (Codeplan), por exemplo, que tramita desde o ano passado na Câmara, teve o parecer da Comissão de Finanças e Orçamento aprovado. Agora, ele segue para votação em plenário. “É um projeto muito importante. Já tivemos aqui com o secretário da Agricultura que nos explicou a importância do projeto para região. Nas próximas reuniões, é provável, vai ser aprovado o projeto”, disse Borini.

Roberto Bonfleur, de fato, esteve na sessão da semana anterior e, segundo ele, a aprovação garante a aplicação de recursos conjuntos para os municípios do Planalto Norte. Além da Agricultura, setores como Educação e Saúde, também saem ganhando a partir da aprovação.

As contas do prefeito Anízio de Souza, de 2013, também foram aprovadas pela comissão de Finanças. E foi também esta mesma comissão que garantiu a criação do Conselho Municipal de Habitação.

 

Recesso

Os vereadores deixam de realizar duas sessões em julho: nos dias 21 e 28. O recesso, conforme o regimento interno, vai do dia 17 à 1º de agosto. O setor administrativo da Câmara funciona normalmente neste período. Apenas as sessões é que não ocorrem.