Câmara, Senado e Assembleias Legislativas tem novas presidências

Confira como ficaram as composições das casas que legislam a sua vida

·
Atualizado há 7 anos

RodrigoXMaia
Rodrigo Maia foi reeleito para a presidência da Câmara com maioria folgada

Sem surpresas. As eleições para a presidência da Câmara Federal, Senado e das Assembleias Legislativas do Paraná e Santa Catarina foram relativamente tranquilas e sem sustos. Na casa legislativa federal, disputaram as eleições seis concorrentes: André Figueiredo, do PDT do Ceará; Jair Bolsonaro, do PSC do Rio de Janeiro; Jovair Arantes, do PTB de Goiás; Júlio Delgado, do PSB de Minas Gerais; Luíza Erundina, do PSOL de São Paulo; e Rodrigo Maia, do DEM do Rio de Janeiro. O líder do PSD, Rogério Rosso, chegou a anunciar a candidatura, mas desistiu e não a oficializou.

Rodrigo Maia reassume comando da Câmara

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, reeleito na tarde de ontem, 2, com  293 votos. Os outros votados foram: Jovair Arantes (PTB-GO): 105, André Figueiredo (PDT-CE): 59, Júlio Delgado (PSB-MG): 28, Luisa Erundina (PSOL-SP): 10 e Jair Bolsonaro (PP-RJ): 4. Outros cinco deputados votaram em branco. Rodrigo Maia é deputado federal pelo Rio de Janeiro há cinco legislaturas consecutivas. Foi eleito para o primeiro mandato em 1998. Na Câmara, foi um dos líderes do Democratas nas investigações das denúncias do escândalo do mensalão, presidente do partido entre 2007 e 2011, e relator da proposta de reforma política em 2015. Após a renúncia do ex-deputado Eduardo Cunha ao cargo, ocupou a presidência da Câmara e foi eleito, em segundo turno, com 285 votos. Foi durante o mandato dele frente à presidência, que a Câmara dos Deputados cassou o mandato de Cunha.

Confira a nova mesa diretora da Câmara Federal

Presidente: Rodrigo Maia – DEM

1º Vice-presidente – Fábio Ramalho (PMDB)

2º presidente: André Fufuca (PMDB)

1º Secretaria – Fernando Giacobo (PR)

2º Secretaria – Mariana Carvalho (PSDB)

3º Secretaria – João Henrique Holanda Caldas (PSB)

4º Secretaria: Rômulo Golveia (PSD)

Eunício Oliveira é o novo presidente do Senado

EUNXXCIOXOLIVEIRA
Peemedebista mantém hegemonia do partido no senado

O Senado elegeu na quarta-feira (1º) os integrantes de sua mesa diretora, que terão mandato até fevereiro de 2019. A chapa única que disputava a Mesa foi eleita por 75 votos a 4. Apenas dois senadores não votaram. A eleição no Senado, assim como na Câmara, é secreta e foi feita por meio da urna eletrônica. Pai de quatro filhos, Eunício Lopes de Oliveira nasceu em setembro de 1952 em Lavras da Mangabeira, município no Centro-Sul do Ceará, localizado a 400 quilômetros da capital, Fortaleza. O senador é casado com Mônica Paes de Andrade, filha do ex-deputado e ex-presidente do PMDB Paes de Andrade (que morreu aos 88 anos em 2015). Aliado do presidente Michel Temer, Eunício Oliveira vai suceder no cargo Renan Calheiros (PMDB-AL) e controlará um orçamento de R$ 4,2 bilhões por ano. Considerado um “político habilidoso” pelos colegas, o parlamentar passou as últimas semanas se reunindo com lideranças partidárias em busca de apoio para sua eleição.

Confira a nova mesa diretora do Senado

Presidente: Eunício Lopes de Oliveira (PMDB-CE)

1ª vice-presidência: Cássio Cunha Lima (PSDB-PB)

2ª vice-presidência: João Alberto Souza (PMDB-MA)

1ª secretaria: José Pimentel (PT-CE)

2ª secretaria: Gladson Cameli (PP-AC)

3ª secretaria: Antonio Carlos Valadares (PSB-SE)

4ª secretaria: Zezé Perrela (PMDB-MG)

Ademar Traiano é reeleito no Paraná

TRAIANO
Ademar Traiano também foi reconduzido à presidência da Alep

A nova Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para o biênio 2017-2018 foi empossada na quarta-feira, 1º, durante sessão solene especial realizada no Plenário da Casa, conforme determina o novo Regimento Interno da Alep. Também foram instalados os trabalhos da 3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura. O presidente Ademar Traiano (PSDB), que foi reconduzido ao cargo, destacou a confiança dos demais parlamentares para que continue exercendo a função e disse que seguirá trabalhando para honrar essa confiança e para que o Poder Legislativo estadual permaneça no caminho da transparência, dando a mais efetiva contribuição para o desenvolvimento do Paraná.

Confira a nova mesa diretora da ALEP – PR

Presidente – Deputado Ademar Traiano (PSDB)

1º Vice-Presidente – Deputado Guto Silva (PSD)

2º Vice-Presidente – Deputado André Bueno (PSDB)

3º Vice-Presidente – Deputado Gilberto Ribeiro (PRB)

1º Secretário – Deputado Plauto Miró Guimarães Filho (DEM)

2º Secretário – Deputado Jonas Guimarães (PSB)

3º Secretário – Deputado Wilmar Reichembach (PSC)

4º Secretário – Deputado José Carlos Schiavinato (PP)

5º Secretário – Deputado Adelino Ribeiro (PSL)

Silvio Dreveck assume o comando da ALESC

Dreveck
Silvio Dreveck assume Alesc como unanimidade

Em uma sessão rápida e com o voto favorável de todos os 38 deputados presentes, Silvio Dreveck (PP) foi eleito presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Os dois únicos deputados que não votaram, Serafim Venzon (PSDB) e Nilso Berlanda (PR) justificaram a ausência. Dreveck agradeceu o apoio unânime dos colegas. “Foi uma chapa única que recebeu 100% dos votos dos presentes, muitíssimo obrigado pela confiança, obrigado aos partidos, todos contribuíram para que chegássemos no dia de hoje”, declarou o presidente, que garantiu que conduzirá o Parlamento de forma independente, mas “em harmonia com os outros poderes”.

Confira a nova mesa diretora da Alesc para o Biênio 2017/2018

Presidente: Silvio Dreveck (PP)

1º Vice presidente: Aldo Schneider (PMDB)

2º Vice-presidente: Mário Marcondes (PSDB)

1º Secretário: Kennedy Nunes (PSD)

2º Secretário: Dirce Heiderscheidt (PMDB)

3º Secretário Ana Paula Lima (PT)

4º Secretário: Maurício Eskudlark (PR)