Cobalchini destaca tramitação do Plano de Educação

·
Atualizado há 9 anos

valdircobalchini-sc-deputado
(Foto: Assessoria).

Em pronunciamento no plenário da Alesc, nesta quarta-feira, o deputado Valdir Cobalchini destacou a tramitação do Plano Estadual de educação que tramita na Assembléia Legislativa. Ele é relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e presidente da Comissão de Educação, onde o plano já está sendo discutido.

Entre as propostas as 19 metas apresentadas pelo Governo para os próximos dez anos, o deputada citou a que prevê gastos em educação na ordem de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina. “Aumentar gastos com a educação significa investir no futuro do nosso Estado. E acredito que não existe futuro promissor sem investimento em educação”, destacou.

Cobalchini salientou ainda que o documento mostra que os municípios catarinenses só conseguem oferecer 138 mil vagas em creches, apesar de Santa Catarina ter mais de 320 mil crianças nessa faixa etária, de acordo com o Censo de 2010. “O documento prevê uma meta de no mínimo 50% das crianças serem atendidas em creches até 2024, mas entendo que precisamos avançar ainda mais neste quesito”, completou.

O Plano traz ainda outras metas, como oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 65% nas escolas públicas, de forma a atender 40% dos estudantes da educação básica e triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e, pelo menos, 80% da expansão no segmento público.

Outro ponto importante destacado por Cobalchini é a valorização dos profissionais do Magistério da rede pública de educação básica. “No prazo de dois anos teremos a existência de plano de carreira e formação de 75% dos professores de educação básica em nível de pós-graduação até 2024, além de garantir a todos os profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação”, argumentou.

METAS – Para o deputado, as metas são muito importantes. “Se cada um fizer a sua parte, nós os agentes públicos e a sociedade, elas serão atingidas. Mas  precisamos encontrar mecanismos para que essas metas sejam atingidas em todas as regiões do Estado, e não apenas naquelas mais desenvolvidas e que já estão a frente das demais”sentenciou.

Cobalchini informou ainda que  a Comissão de Educação vai   realizar  seminários regionais para que a população possa ser ouvida. “O documento é bem elaborado e bem fundamentado, mas entendemos que seja necessário ouvir a sociedade por se tratar de um tema tão importante e que mexe com a estrutura da educação em Santa Catarina”, finalizou, elogiando a equipe do secretário de Educação, Eduardo Deschamps, que elaborou o Plano Estadual de Educação.