Cobalchini pede rapidez no projeto da ferrovia Norte-Sul

·
Atualizado há 8 anos

fotonoticia-100216_Cobalchini_SS2
Deputado Valdir Cobalchini (PMDB). (Foto: Assessoria).

O deputado Valdir Cobalchini (PMDB) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa solicitando informações a  VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A  da situação do projeto da Ferrovia Norte-Sul. Esta ferrovia vai ligar a região Centro-oeste do Brasil ao oeste catarinense.  Ele pretende liderar um grupo de catarinenses para ir a Brasília pressionar pela celeridade do projeto.

Em pronunciamento no plenário nesta quarta-feira, ele disse que essa ferrovia é a salvação para o setor do agronegócio catarinense que depende do milho que vem da região centro-oeste. “Como secretário de Infraestrutura do Estado, acompanhei as tratativas para a construção da ferrovia Norte-Sul, que ligará o centro produtor de milho do País a nossa região oeste, onde está a agroindústria”, afirmou Cobalchini.

“Entendo que devemos, juntos com o Governo do Estado, retomarmos esse assunto e cobrarmos do Governo Federal celeridade nesse processo. Somente com a ferrovia, vamos salvar o setor da suinocultura de nosso Estado”, enfatizou, acrescentou que Santa Catarina tem um déficit de produção de milho de cerca de 3,5 milhões de toneladas ao ano.

Cobalchini citou artigo  do presidente da Cooperativa Aurora, Mario Lanznaster, alertando que serão mais de 100 mil viagens de carretas com cerca de 30 mil toneladas de milho cada uma, do centro-oeste para o oeste catarinense. “São mais de R$5 bilhões de reais em fretes, que podem ser reduzidos caso tenhamos essa ferrovia”, finalizou Cobalchini.