Direitos das populações indígenas serão tema do “Espaço da Cidadania”

·
Atualizado há 8 anos

O procurador de Justiça Luiz Eduardo Canto Bueno, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos – Área das Comunidades Indígenas, do Ministério Público do Paraná (MP-PR), é o entrevistado desta sexta-feira (12) do programa “Espaço da Cidadania”. Canto vai falar sobre os trabalhos do MP-PR em relação às grandes demandas da população indígena do estado, como segurança, habitação, educação e acesso à saúde. O programa Espaço da Cidadania será apresentado pela jornalista Simone Giacometti e vai ao ar às 21h30, com reprise no domingo (14), às 13 horas, pela TV Assembleia.

Durante a entrevista, o procurador afirmou que a sociedade brasileira precisa interagir mais com os povos indígenas. “O indígena não deve ser integrado à nossa sociedade. Porque a palavra ‘integrado’ remete a alguém que tem uma posição superior em relação a outra inferior. O que tem que existir é uma interação de valores, de costumes e de hábitos. Cabe aos indígenas escolherem o que querem da nossa sociedade. Agora nós precisamos ser humildes, para também aprendermos muitas coisas com os indígenas”, ressaltou Canto Bueno.

Espaço da Cidadania – O programa foi idealizado para aumentar a integração entre sociedade e Poder Público, abrindo o horário da programação para que representantes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário esclareçam de forma objetiva as possíveis maneiras de ampliar a atuação da população junto às instâncias do poder. Ele se ajusta às diretrizes da Mesa Executiva da Assembleia Legislativa, que tem investido em parcerias com os demais Poderes, sobretudo em projetos voltados à promoção da cidadania. A TV Assembleia pode ser acompanhada pelo canal 16 da Net e no site da Alep.