Diretor do BRDE reforça luta pelo Fundo de Desenvolvimento do Sul

·
Atualizado há 7 anos

O diretor do BRDE, ex-senador Neuto De Conto, irá coordenar a equipe técnica que trabalha na criação do Fundo Constitucional do Sul, que prevê linhas de financiamentos para projetos nos três estados do Sul para combater desigualdades regionais. Ele esteve nessa quarta-feira, em Brasília, em audiência com o deputado federal Mauro Mariani e o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, que levantam a bandeira do fundo por Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

Conto levou dados que reforçam a importância da criação do Fundo Constitucional do Sul, que prevê, só para Santa Catarina, R$ 3 bilhões.

Segundo ele, dos 27 estados, 22 possuem fundos constitucionais, RJ e SP são beneficiados pela produção de petróleo, enquanto RS, SC e PR não possuem qualquer benefício neste sentido. O BRDE seria o gestor dos recursos deste futuro fundo do sul, que já tem o apoio do Governo Federal. “Este fundo é uma luta de cerca de dez anos. Um pleito que já passou por vários governos, mas que agora tem tudo para avançar”, disse o ex-senador.

Para Mariani, este fundo será importante para impulsionar a economia de Santa Catarina, principalmente o interior. “São investimentos com condições facilitadas de pagamento, juros baixos e prazos diferenciados”, destacou Mariani.