ELEIÇÕES 2014: Beto Richa pode vencer no primeiro turno

·
Atualizado há 10 anos

Beto Richa com Aécio Neves em campanha em Curitiba (Foto/Orlando Kissner)
Beto Richa com Aécio Neves em campanha em Curitiba (Foto/Orlando Kissner)

A pesquisa do Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 15, aponta que o governador Beto Richa (PSDB) tem a preferência dos paranaenses e pode ser reeleito ainda no primeiro turno. Beto Richa tem 39% das intenções de voto, seis pontos à frente do segundo colocado, o senador Roberto Requião (PMDB), com 33%; e 22 pontos distante da terceira colocada, a senadora Gleisi Hoffmann (PT), com 11%.

Pela margem de erro, de três pontos porcentuais para mais ou para menos, Beto Richa poderia chegar a 42%, cenário em que todos os outros candidatos somariam 38%. Dessa forma, Beto Richa venceria já no primeiro turno no dia 5 de outubro com aproximadamente 52% dos votos válidos. “É a primeira pesquisa e a campanha começa agora no rádio e na TV. Vamos continuar mostrando o que fizemos e o que vamos fazer para o Paraná avançar ainda mais”, afirmou Beto Richa.

Avaliação positiva do governador Beto Richa também é boa, apurou o Datafolha. Levando-se em conta os conceitos ótimo, bom e regular, o tucano apresenta desempenho de 82%. Entre ótimo e bom, a avaliação é de 48% e regular, 34%.  A pesquisa foi feita entre os dias 12 e 13 de agosto e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PR-00014/2014. Foram ouvidos 1.226 eleitores em 46 municípios.

Na corrida ao Senado, o candidato Álvaro Dias (PSDB), candidato de Beto Richa, lidera de longe as intenções de voto, com 57%. O segundo colocado, Ricardo Gomyde (PCdoB), candidato de Gleisi, tem 4%. Depois, aparecem Marcelo Almeida (PMDB), candidato de Requião, e Professor Piva (Psol), com 3%. Mauri Viana (PRP) tem 2% das intenções de voto. Luiz Barbara (PTC) e Adilson Senador da Família (PRTB), 1% cada.Os indecisos somam 19%. brancos ou nulos, 10%.

Da Assessoria