Debate reúne candidatos às prefeituras do Vale do Iguaçu

Santin Roveda e Thyago Pigatto Caus se enfrentam hoje no Cine Ópera. Candidatos de Porto União se encontram amanhã

·
Atualizado há 8 anos

Os dois candidatos à prefeitura de União da Vitória e os três à de Porto União se reúnem hoje e amanhã num debate político organizado pelo setor de Ensino Pesquisa e Extensão do campus da Universidade do Contestado (UnC) de Porto União.

Hoje à noite, a partir das 19h30, no Cine Ópera, Santin Roveda (PR) e Thyago Pigatto Caus (PSC) formam o confronto.

O debate está dividido em cinco blocos. No primeiro cada candidato irá formular duas perguntas para seu adversário. Os temas previamente escolhidos foram Educação e Saúde. Quem pergunta tem um minuto e quem responde dois minutos. A réplica do candidato que fez a pergunta também deve durar um minuto. Não haverá tréplica por decisão da Instituição.

No segundo bloco estão concentradas as questões formuladas pela UnC. Foram definidos oito “temas geradores” considerados pela própria Instituição fundamentais para gerir um município. Desses temas 12 questões foram formuladas. Os temas são: Educação, Cultura, Saúde, Turismo, Geração de Emprego e Renda, Ação Social e Desenvolvimento Humano, Gestão Pública e Meio Ambiente.

As perguntas deste bloco, somente deste, foram repassadas com antecedência para ambos os candidatos, a pedido deles. Contudo, nenhuma delas foi modificada, garante a coordenadora de Extensão Izabel Cristina Calliari. A ideia, ainda segundo Izabel, é não dar “longevidade” ao debate. “Esses temas geradores fazem parte daquilo que eles vão trabalhar na gestão. São temas pertinentes e eles têm de dominar esses assuntos, porque a partir deles é que vão dar conta de gerenciar os R$ 185 milhões que foram previstos para o orçamento do ano que vem”, argumenta.

No entanto nem todas as 12 questões serão respondidas. Um sorteio, realizado na hora do debate, irá definir quatro questões e qual candidato irá responder. “O candidato vai ter um minuto para responder, e o outro candidato vai ter o mesmo minuto para responder sobre o mesmo tema a mesma questão”, explica.

O terceiro bloco está reservado para as questões da plateia. As perguntas serão previamente selecionadas pelo mediador Eduardo Molla – professor e coordenador do curso de Direito do Campus de Concórdia – que estará presente em todos os cinco blocos do debate, acompanhado do Jurídico da UnC.

As perguntas terão de ser escritas numa ficha que será entregue para o público assim que entrar no Cine Ópera. O papel deverá ser entregue para os alunos da Instituição que irão levar para o mediador. Os candidatos terão um minuto para responder cada uma das perguntas da plateia.

No quarto bloco cada candidato irá fazer uma pergunta aberta para seu adversário com tema livre. A pergunta deverá ser feita em um minuto e a resposta em dois.

No quinto e último bloco os candidatos terão três minutos para as considerações finais. Somente após este bloco é que a plateia poderá se manifestar e aplaudir.

Para o público também estão firmadas uma série de regras. Não é permitida a entrega de nenhum material de campanha, bótons, santinhos, camisetas, faixas ou qualquer material que identifique posicionamento a favor ou contra à ambos os candidatos.

Foram entregues pela UnC 350 convites para entidades e associações do Vale do Iguaçu. O nome de cada um também foi repassado para os candidatos, a pedido. Já no site da Instituição – www.unc.br – tem um link para a inscrição de interessados em participar da plateia, mas, as vagas são limitadas.

A previsão de debate é de uma hora e meia. Entre um bloco e outro haverá um pequeno intervalo. Serão nesses espaços que a equipe do Grupo Verde Vale de Comunicação, formada por jornalistas, irá comentar o debate. A transmissão será ao vivo pelo Portal Vvale (www.vvale.com.br)

No palco vão estar os candidatos e cada um poderá levar dois assessores além de um assessor jurídico. Os assessores têm a missão de verificar em papel físico algum ponto de discussão deixado para trás pelo candidato, como uma a lei, por exemplo. Os candidatos também estão impedidos de pedir voto ou acessar qualquer tipo de aparelho móvel durante o debate. “Porque esse evento é um evento acadêmico, não é político, ninguém vai pedir voto”, fala Izabel. “Eles vão se comportar como duas pessoas que estão lá e querem convencer o eleitorado, que está indeciso, de que aquilo que eles estão falando é o melhor para o município. E a plateia vai ter de ter essa noção”, argumenta.

Para a coordenadora o Cine Ópera será uma extensão da Universidade. “É um debate politizado, consciente e esperamos que as pessoas entendam que nós não vamos permitir vaias, uniformes, bandeiras, bótons e identificação de nenhum partido”, reafirma. “A nossa visão é começar a formar plateia para uma discussão mais politizada, não política, mas politizar as pessoas para que elas aprendam a discutir política, sem que seja na base da briga”, completa.

Ainda sobre a postura, todos os candidatos participaram de uma reunião nesta semana com a organização do debate. Nela foram repassadas algumas orientações para manter a integridade do debate.

Segurança

As ruas Visconde de Guarapuava e XV de Novembro, que ficam em frente e na lateral do Cine Ópera, ficarão fechadas para a segurança do debate. Na entrada haverá detector de metal. Policiais também irão fazer a segurança dentro do Ópera. Caso alguma regra seja descumprida por parte da plateia, a pessoa pode ser retirada do local. Os candidatos irão entrar pela lateral do prédio em horário reservado para cada um.

Porto União

Do lado catarinense as regras são as mesmas, contudo, o esquema de blocos sofre mudanças. O debate será formado pelos candidatos Eliseu Mibach (PSDB), Gilberto Renato Knapik (PT) e Renato Stasiak (PMDB). Os três serão sabatinados em quatro blocos. No primeiro as perguntas entre os candidatos serão estabelecidas dentro dos temas Desenvolvimento Humano, Meio Ambiente e Agricultura e Geração de Emprego e Renda. Cada um terá um minuto para a pergunta, dois para a resposta e um para a réplica.

No segundo bloco serão as questões da Universidade – Educação, Turismo, Gestão Pública – e no terceiro da plateia – Meio Ambiente e Agricultura, Saúde e Cultura. Cada resposta deverá ser feita em um minuto. Já o quarto e último bloco as considerações finais deverão ser feitas em até três minutos.

Conforme a Instituição, a pedido dos candidatos, o bloco de questões entre os adversários não será realizado.

Como acompanhar

União da Vitória

Hoje, às 19h30, no Cine Ópera

Candidatos: Santin Roveda (PR) e Thyago Pigatto Caus (PSC)

Porto União

Amanhã, a partir das 19h30, no Cine Ópera

Candidatos: Eliseu Mibach (PSDB); Gilberto Renato Knapik (PT) e Renato Stasiak (PMDB)

Em ambos os debates a transmissão ao vivo e os comentários poderão ser acompanhados no Portal Vvale: www.vvale.com.br