ELEIÇÕES 2016: Comício sofre atentado com material explosivo em Porto União

Desconhecidos soltam bateria de rojões e foguetes em direção do público que assistia comício de Renato Stasiak

·
Atualizado há 8 anos

comicioX03
Atentado pode ter motivação política. (Foto: Divulgação).

Pânico, correria e pavor. Assim foi interrompido o comício do candidato à prefeito de Porto União, Renato Stasiak, no Jardim Oliveira. Mais de uma centena de pessoas, entre adultos e crianças, assistiam o comício do candidato Renato Stasiak (PMDB), quando foram surpreendidos por uma bateria de fogos de artifício que foi direcionada aos expectadores que lá estavam.

De acordo com testemunhas, a artilharia de rojões e foguetes foi disparada de um barranco. “Os foguetes vieram do meio do mato”, disse dona Iracema que estava no local com duas filhas e seu companheiro. Outras testemunhas relataram que houve pânico, correria e algumas pessoas caíram, sendo pisoteadas. O saldo foi muita fumaça, choro e pessoas assustadas.

Stasiak, que estava acompanhado por assessores e candidatos a vereadores pelas coligações proporcionais, não se feriram e ajudaram a socorrer as famílias. Depois do susto e da constatação de que não foram registrados feridos, Stasiak lamentou o episódio. “Poderia ter machucado alguém, isso não se faz”, desabafou. Para o candidato o ato teve motivação política. “Eu gostaria de pensar que não, mas os indícios são fortes”, disse.

comicioX02A Polícia Civil de Porto União foi acionada e assumiu as investigações. Alguns suspeitos estão sob investigação policial. O caso ganhou repercussão. Muitos se lembraram do cinegrafista da TV Bandeirantes, Santiago Ilídio Andrade, de 49 anos, atingido por um rojão lançado por manifestantes durante um protesto no centro do Rio de Janeiro em 2014.

Acidentes com fogos de artifícios

Levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) diz que até o dia 15 de setembro de 2016 revela que o número de acidentes provocados por fogos de artifício triplica no período de comícios e eleições. O resultado é o aumento de traumas ortopédicos registrados nas emergências dos hospitais nesse período do ano.

A amputação de membros é o mais grave desses traumas. Há ainda riscos de queimaduras nos olhos, inclusive com perda de visão, e problemas auditivos gerados por estampidos. Queimaduras também são frequentes. Mais da metade dos casos de queimadura de mão são em decorrência do uso de fogos de artifício. Cerca de 10% desses casos registram ainda amputação de dedo ou da própria mão.