Acompanhe em tempo real as Eleições 2018

·
Atualizado há 6 anos

21h40 – Com 100% das urnas apuradas, os deputados federais por Santa Catarina Esperidião Amin (PP) e Jorginho Mello (PR) foram eleitos hoje, senadores pelo estado, com 18,77% e 18,07% dos votos válidos, respectivamente. O percentual de votos brancos e nulos chegou a 18,22% e 27,65%, respectivamente. Se abstiveram de votar 16,31% dos eleitores do estado.

21h36 – Um homem foi detido pela Polícia Militar em Rio das Antas (SC), na tarde deste domingo, 7, suspeito de comprar votos, transportar eleitores e fazer boca de urna no dia da eleição. Materiais de campanha e dinheiro foram apreendidos. Segundo a PM, houve denúncias de que um homem em um veículo VW Fox estivesse oferecendo dinheiro em troca de votos. Uma guarnição da Polícia Militar localizou o veículo e efetuou a abordagem.

21h35 – Valdir Vital Cobalchini (MDB) foi reeleito a Deputado Estadual. Com 100% das urnas apuradas, o candidato de Caçador (SC) fez mais de 49.355 mil votos válidos, sendo que 14.488 foram em Caçador. O parlamentar foi o sexto mais votado no Estado e irá para o terceiro mandato.

21h31 – O Comandante Moisés foi o candidato mais votado em Florianópolis (SC). O candidato do PSL recebeu 73.947 votos.

20h – Ratinho Jr, eleito Governador do Paraná já no primeiro turno, participou da programação da 94.1 FM. Ele participou de uma coletiva de impressa em Curitiba (PR) e enalteceu o apoio dos paranaenses. Ele afirmou que a demonstração das urnas foi uma mudança de conceito e disse que o compromisso é fazer com que o Paraná seja o estado mais moderno do Brasil.

19h30 – De acordo com o Chefe de Cartório de Porto União, Brainer Kist, todas as urnas já chegaram para conferência dos Boletins de Urnas (BUs) e tudo transcorreu de maneira tranquila nas cidades de Porto União, Irineópolis e Matos Costa. Não houveram registros de crimes eleitorais nestas cidades.

18h15 – Em Porto União, está acontecendo uma demora da chegada das mídias com os resultados. A demora se deve pelo número de pessoas nas filas para votar. Isso atrasou a entrega. Há 5 minutos as urnas estão chegando

15h59 –  O Tribunal Superior Eleitoral informou que 964 urnas foram substituídas até as 14h deste domingo (7), em todo o País. Os estados que tiveram o maior número de urnas com defeito foram Minas Gerais (252), Rio de Janeiro (123), Pernambuco (83), São Paulo (78), Rio Grande do Sul (54), Sergipe (53), Paraná (32).

 

15h45 – Na localidade de Pintadinho, no interior de Porto União, mesmo com apenas duas urnas há filas por conta da demora na biometriapintadinho

 

 

15h30 – No Colégio Barãoo do Cerro Azul, em Cruz Machado, as eleições acontecem normalmente, mas com filas nas seções cerro azulagora.

 

 

 

15h27 – Escola Didio Augusto no bairro Limeira em União da Vitória também registra fila de eleitores na tarde deste domingo. Por lá são cinco seções e a demora da fila, segundo os mesários é pela biometria. Lembrando que a votação segue até as 17h e os eleitores que ainda estiverem na fila este horário, ganham uma senha e garantem o voto.

 

 

 

15h21 – A Justiça Eleitoral esclarece que a mensagem que circula em redes sociais e aplicativos de bate-papo sobre a ausência de processamento de todos os votos na urna eletrônica é falsa. A informação falsa trata principalmente do voto para presidente, como se a urna não estivesse processando o voto. São utilizados diferentes modelos de urnas eletrônicas nas seções eleitorais em Minas Gerais, e a velocidade de processamento e posterior encerramento dos votos, após o eleitor apertar a tecla confirma, é diferente de acordo com o modelo da urna eletrônica. A urna mais atual – modelo 2015 – processa os votos mais rapidamente que a urna mais antiga – por exemplo, modelo 2008. Para comprovar, foram feitas filmagens na auditoria de votação paralela em duas urnas, uma modelo 2015 e outra modelo 2008, para que o eleitor entenda como se dá o encerramento da votação e tenha a segurança de que todos os seus votos são devidamente registrados pela urna eletrônica. Ainda, a Justiça Eleitoral esclarece que um vídeo que circula na internet no qual a urna, supostamente, “auto completa” o voto para presidente também é falso. Os vídeos não mostram o teclado da urna, onde uma pessoa digita o restante do voto. Não existe a possibilidade de a urna auto completar o voto do eleitor, e isso pode ser comprovado pela auditoria de votação paralela, nos mesmos vídeos abaixo.

Votação na urna eletrônica modelo 2008: https://www.youtube.com/watch?v=JVh2AlJ7WfE&feature=youtu.be
Votação na urna eletrônica modelo 2015: https://www.youtube.com/watch?v=Fbfz3L8grKE&feature=youtu.be

 

15h20 – No maior Colégio eleitoral de Bituruna, o Colégio Santa Barbara, muita fila durante a tarde. Não foram registrados nenhuma ocorrência bituruna santa barbara

 

 

9b48f898-6b4e-4a8b-9583-ca8b770ee00f

 

15h13 –  No Colégio Balduíno Cardoso, em Porto União, há poucas filas e sem problemas com urnas e com a biometria.

 

 

15h05 – O tenente coronel da Polícia Militar da região, João Marcos Araujo orienta que os eleitores continuem no clima de tranquilidade até o final do pleito eleitoral, para que a apuração seja tranquila, sem euforia extra. Ele pede serenidade nesse momento e exerçam o seu direito ao voto também respeite a individualidade no direito ao voto do outro e suas preferências.

15h03 – Foi lançado esta semana o aplicativo Emergência Paraná poderá ser usado pela população para acionamento da Polícia Militar. Esta ferramenta está à disposição do cidadão da grande Curitiba e trata-se de um novo canal de acionamento da Polícia Militar para os casos de emergência, em complemento ao telefone gratuito 190. As pessoas poderão baixar o aplicativo gratuitamente em seus celulares, pelo Google Play, desde que tenham o sistema operacional Android.

 

14h53 – Na Escola Melvin Jones, em União da Vitória, também muitas filas e reclamações dos eleitores que ficam muito tempo na fila.

 

 

 

14h47 – No Clube Concórdia, em Porto União, onde estão quatro seções, há problemas de biometria. Algumas digitais não estão passando e, por isso, não confirmando  o cadastramento. A fila é enorme. Pessoal da justiça eleitoral estão organizando as filas.

 

 

 14h25 – Segundo o tenente coronel da Polícia Militar da região, João Marcos Araujo, as eleições na região estão bastante tranquilas, mas com bastante movimento. Segundo ele, as filas que se formam nas urnas são referentes as dificuldades com a biometria. Na parte da Polícia Militar, tudo está acontecendo sem problemas . Aconteceram denúncias de crimes eleitorais mas nada confirmado até o momento.

14h15 – Um mesário da Escola Municipal Melvin Jones, em União da Vitória, foi detido por desacato e importunação. Segundo o relato de outros colegas que estão atuando nas eleições, ele destratou os eleitores logo cedo, ao chegar para trabalhar. Então, foi chamado a justiça eleitoral, e quando foi repreendido, ele mais uma vez ele desacatou. A Polícia foi chamado e ele foi detido na 4ªSDP. Os colegas registraram Boletim de Ocorrência contra eles.

14h12 – O tenente coronel da Polícia Militar da região, João Marcos Araujo, mais de 9.000 policias no Estado de SC estão na rua, equivalente a quase 100% do efetivo. O trabalho da polícia já iniciou antes do dia das eleições, com o planejamento das atividades. Ontem, policiais acompanharam a distribuição de urnas. Mas o trabaho da Polícia não para às 17h, os policiais vão estender sua atuação até depois da apuração do pleito, acompanhando inclusive as possíveis comemorações dos eleitores.

14h05 – Votação leva 5 minutos, em média. Conforme os mesários do Colégio Túlio de França, a votação tem levado em média, 5 minutos, por eleitor. Segundo os voluntários, a biometria está levando um pouco mais de tempo, e com isso, as filas acabam se formando em algumas sessões. De qualquer maneira, a lentidão, quando acontece, não gera outros problemas.

13h50 – Vários mesários faltam em União da Vitória. No Colégio Adiles Bordin houve improvisação para atender a todos os eleitores. O não comparecimento sem justa causa apresentada ao juiz eleitoral até 30 dias após a eleição sujeita o mesário faltoso à multa prevista no art. 124 do Código Eleitoral. Se o faltoso for servidor público, a pena será de suspensão de até 15 dias e, na eventualidade de a mesa receptora deixar de funcionar pelo não comparecimento do mesário, as penalidades previstas serão aplicadas em dobro.

13h40 – Segundo informações da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-SC, até o momento, houve 39 ocorrências com urnas eletrônicas, sendo 16 substituídas por urnas eletrônicas de contingência. Outras ocorrências foram ajuste ou troca de papel/bobina, necessidade de reinicialização, troca de tomada, ajuste de data/hora e troca de módulo impressor. Os municípios que tiveram urnas substituídas foram Água Doce, Brusque, Campos Novos, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Laguna, Palhoça, Petrolândia, Porto União, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São José.

 

13h27 – No Colégio Estadual Cid Gonzaga, de Porto União, o clima é de tranquilidade e não foi relatado nenhum0059ba9f-69c3-4e40-8c6e-368c77dc38e8 problema

 

 

13h24 – O diretor do Colégio Túlio de França, em União da Vitória, Mario Dalgallo, contou que entre 11h e 12h,  foi o horário mais intenso de votação e ele acredita que cerca de 50% dos eleitores que votam no colégio já tenham votado pela manhã

12h56 – Muitas filas pela manhã nos maiores colégios eleitorais de Canoinhas. O eleitores reclamaram da demora em se fazer a identificação biométrica.

12h48 – O governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, votou nesta manhã de domingo no colégiob34a2750-bd2f-4325-b6dd-c5cf7c944313 Marista, em Criciúma, por volta das 10 horas. Em conversa com a imprensa local, Moreira defendeu o pleno exercício do voto como o instrumento mais democrático e soberano que existe e pediu tranquilidade à população.

 

12h27 – Na 33ª zona eleitoral, em União da Vitória e Paula Freitas, no total 10 urnas já foram substituídas pois apresentaram problemas. Em Bituruna, apenas uma foi substituída

 12h20 – Atenção! Eleitores do Paraná, no município em que foi feita a biometria, se a pessoa não fez o recadastramento, o título foi cancelado. Dúvidas entre nesse site

12h16 – Há um número disponível para os eleitores verificarem a situação eleitoral em Porto União, que podem ser verificadas inclusive as seções que eles votam. O número 0800 647 3888 foi disponibilizado pelo cartório eleitoral de Porto união.

12h02 – Dois locais de votação em Porto União tiveram alteração. As localidades Pintado e Poço Preto e foram transferidas para o salão paroquial.

11h48 – Em Porto Vitória, tudo tranquilo e a população está em número intenso pela manhã votando. No município, são 2920 aptos a votar em 11 seções.

11h50 – Na Esdavi carneirocola Municipal Coronel Davi Carneiro, no bairro São Joaquim,  neste momento, filas para votar. Os eleitores estão esperando bastante para realizar o voto. Na Escola votam 884 pessoas

 

11h45 – No Colégio Antônio Gonzaga há um aumento agora de pessoas para votar. Porém, tudo acontece tranquilamente e, para agilizar, há uma seção especial para  justificativa1475a01d-3cc4-4328-878b-ae6aa1165770

 

 

 

 

11h40 – O candidato Mauro Mariani, da coligação “Santa Catarina Quer Mais”, votou em Joinville acompanhado da esposa Cynthia Camargo Mariani.daf6f822-ef3e-4dc6-9d29-12ef6fe31328

 

 

11h35 – O Colégio Dille Testi Capriglione, que tem quatro urnas, está com movimentação assim como em grande parte das seções de União da Vitória

2189d94f-5809-4071-92a4-152a0d68f49811h27 –  Candidato a Deputado Estadual pelo Paraná, Hussein Bakri, acaba de votar no campus da Unespar.

 

 

11h14 – No distrito de São Cristóvão, em União da Vitória, movimentação intensa agora, especialmente no Colégio São Cristóvão, o maior colégio eleitoral do município. A Polícia Militar está presente no local, mas não teve nunhym problema registrado.

11h07 – Em Canoinhas, desde o início das eleições apenas duas urnas apresentaram problemas mas não precisam ser substituídas.  No mais, tudo tranquilo no município.

10h58 – A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, em pronunciamento veiculado na noite deste sábado (6), véspera do primeiro turno das Eleições Gerais 2018, conclamou o eleitorado brasileiro a ir às urnas neste domingo (7) para decidir, por meio do voto consciente, os rumos e o destino da nação.

10h55: A votação de brasileiros no exterior , segundo o TSE, terminou em 18 países: Nova Zelândia, Austrália, Japão, Coreia do Sul, China, Taiwan, Cingapura, Filipinas, Malásia, Hong Kong, Timor Leste, Indonésia, Vietnã, Tailândia, Índia, Nepal, Emirados Árabes e Omã. No total, 500,7 mil brasileiros estão registrados para votar para presidente no exterior em 171 cidades diferentes neste ano. Em relação a 2014 (354,2 mil pessoas), houve um crescimento de mais de 40%.

10h46: O candidato ao Senado e ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) e sua esposa, Fernanda Richa, votaram nesta manhã em Curitiba.

10h44 – Você sabe o que pode e o que não pode fazer nas sessões eleitorais? Veja aqui

10h40 – Em São Mateus do Sul, a eleição também está tranquila sem nenhuma ocorrência.

10h30 – Não sabe onde é sua seção eleitoral? Encontre aqui 

10h27 – O candidato ao Senado Beto Richa (PSDB) acaba de votar no Colégio Estadual Amâncio Moro, no bairro Jardim Social

10h25 –  O juiz federal Sergio Moro votou por volta das 9h35 no Clube Duque de Caxias, no Bacacheri, em Curitiba. Responsável por julgar os processos da Lava Jato na primeira instância, ele chegou ao local de votação pela entrada principal do clube e acompanhado por dois seguranças. Como outros eleitores esperavam sua vez de votar, Moro aguardou na fila por cerca de cinco minutos. Neste tempo, recebeu o apoio de alguns eleitores, que o cumprimentaram e agradeceram pelo o que ele tem feito, segundo eles. Ao deixar o local, Moro foi aplaudido por alguns eleitores. O juiz não falou com a imprensa, disse apenas que hoje era o “dia dos políticos” (informações Gazeta do Povo)

10h19 – O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) ao Governo do Paraná, Doutor Rosinha, votou por volta das 10h15, na Escola Gabriela Mistral, na Vila Izabel, em Curitiba.

10h15 – A votação começou às 8h e terminam às 17h. Para evitar filas, o Tribunal Eleitoral aconselha que os eleitores cheguem cedo e levem uma “cola” com os números dos candidatos em quem vão votar

10h13 – A Polícia Militar de Porto União registrou apenas uma ocorrência às 4h da manhã onde houve a organização de uma pequena carreata. Os manifestantes estariam soltando foguetes em direção aos prédios. A ocorrência aconteceu na Rua 7 de Setembro e os organizadores e também algum manifestantes foram detidos e encaminhado para  delegacia. Alguns manifestantes, quando a polícia fez a abordagem, acabaram fugindo.

10h11 – Na Escola Germano Wagenfuhr, onde há 12 seções e é o segundo maior colégio eleitoral do município,  a movimentação é tranquila e sem problemas. Os eleitores aproveitaram a trégua da chuva para votarem e muitos permanecem em frente ao colégio acompanhando a movimentação.

b16920cc-9baa-4fef-aa8e-698cb8c86d3b

10h01 – No Clube Concórdia, a movimentação ainda é pequena.

 

 

9h57 – No Centro Cultura 25 de Julho o movimento é tranquilo e não foram registrados  problemas com urna e nem com a biometria

9h52 – No Paraná, os candidatos ao governo Cida Borghetti (Progressista), João Arruda (MDB), Jorge Bernardi (Rede) e o candidato ao senado Roberto Requião, já votaram.

 

0878d2b1-1955-4418-9b52-31901919b7719h31 – No Colégio Estadual Bernardina Schleder, no bairro Rio d’Areia, movimentação tranquila mas já registar filas nas entradas de seções de votação. Segundo informações dos mesário, a biometria e a votação para dois senadores é o que está deixando a votação mais lenta.

 

9h02 – Nas 17 sessões eleitorais instaladas no Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), o movimento também é tranquilo, apenas uma seção, a 58, está apresentando problemas na biometria o que gerou lentidão na votação.

 

eleicoes 2018 (4)8h55 – No Túlio de França pequenas filas nas sessões para votar. Nesse colégio eleitoral tem nove seções e as filas, segundo os mesários, acontecem não pelo número de votantes mas sim pela dificuldade de alguns eleitores na escolha de dois candidatos ao senado. Muitos estão se atrapalhando na hora de votar.

 

eleicoes 2018 (10)8h45 – Em União da Vitória, o movimento ainda é fraco pela manhã. No campus da Unespar, no centro da cidade, a movimentação é tranquila e sem nenhuma ocorrência.