ELEIÇÕES: Presidente do TRE/PR lança recadastramento biométrico

Modelo será usado nas eleições deste ano. Recadastramento segue até maio

·
Atualizado há 8 anos

CapaXX-XXBiometria
(Foto: Bruna Kobus).

O Fórum Eleitoral de União da Vitória lançou ontem, oficialmente, o recadastramento biométrico na cidade. Na ocasião o desembargador e presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR), Luis Fernando Tomasi Keppen esteve presente. O ato foi o primeiro oficial após a sua posse, que ocorreu no início da semana. União da Vitória é uma das cidades que adere ao recadastramento biométrico para já ter início nas eleições de outubro. A votação na Comarca, que compreende os municípios de Porto Vitória, Paula Freitas, Bituruna, General Carneiro e Cruz Machado, será mista. A pessoa que não realizar o recadastramento não haverá problema, no entanto terá de retornar ao Fórum para finalizar o processo após as eleições. A ideia com o anúncio é adiantar o recadastramento. “Esse cadastro é importante para dar a fidedignidade ao voto”, comentou Keppen durante seu pronunciamento.

O prazo para realizar o recadastramento digital segue até 4 de maio e só será retomado após as eleições. Não é obrigatório realizar o recadastramento biométrico, contudo, quem for retirar o primeiro título de eleitor ou transferência de título já irá utilizar o novo modelo.

BiometriaX03O processo de recadastramento é rápido, em pouco menos de 20 minutos é tirada a fotografia, feita a leitura de todas as digitais e impresso o título.

“As cidades que não tem esse projeto estão nos (TRE/PR) procurando. O cadastro garante a segurança da Justiça Eleitoral, mas, também, a nossa segurança”, pontou o presidente. Ainda segundo ele já ocorreu situações em colégios eleitorais de um único eleitor ter mais de cinco títulos. “Às vezes as pessoas não dão a dimensão da importância do voto. Esse cadastro é de segurança de que aquela pessoa é só o eleitor e ninguém mais.”

Para o desembargador o Paraná é “Estado Exemplo” no recadastramento biométrico.

Estiveram presentes prefeitos da região, de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, secretários e representes do judiciário local.

Documentos

Para recadastrar no sistema de biometria é necessário levar identidade, CPF e comprovante de residência. O Fórum Eleitoral fica na Rua Prudente de Moraes, nº 131, e atende do meio-dia às 19 horas. Durante esta semana uma tenda estará montada em frente ao Fórum Eleitoral para agilizar o recadastramento. Ônibus com eleitores de Bituruna, Paula Freitas, Cruz Machado, Porto Vitória e General Carneiro chegarão à cidade ainda nesta semana. O transporte é uma parceria com as administrações municipais para facilitar no processo de recadastramento.