Prazo para justificar ausência nas eleições vai até 4 de dezembro

·
Atualizado há 9 anos

Por Agência Rádio 2

Cerro do Galo em Matos Costa e Lajeado das Antas em Porto União tem locais de seções alteradosEleitor que não votou no último domingo tem prazo para se acertar com a Justiça Eleitoral. A justificativa pela ausência no pleito deve ser feita até o dia 4 de dezembro. O cidadão precisa preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral e entregar em um cartório apto a receber o documento.

O formulário está disponível para download no site do TSE e também nos cartórios eleitorais e nos tribunais regionais eleitorais.

É importante preencher os dados corretamente. O requerimento que tiver com dados errados será invalidado e a situação com a justiça eleitoral não ficará em dia.

Vale lembrar que quem não vota e não justifica por três eleições seguidas corre o risco de perder o título de eleitor. E, sem o título, o cidadão não pode tirar passaporte e nem carteira de identidade. Fica impedido de participar de concursos públicos e também não consegue pegar empréstimos em estabelecimentos mantidos pelo governo, entre outras restrições.