Instituto Ambiental do Paraná tem novo presidente

·
Atualizado há 6 anos

(Foto: Divulgação IAP).
(Foto: Divulgação IAP).

Paulino Mexia assumiu nesta segunda-feira (16) como presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Nascido em Maringá, Paulino é engenheiro químico e funcionário de carreira do órgão ambiental desde 1984 e atuava desde o ano passado como diretor-geral da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Ele assume no lugar de Tarcício Mossato Pinto.

Em reunião com diretores do órgão, ele falou sobre a necessidade de continuidade do trabalho realizado. “Daremos continuidade àquilo que já está sendo desenvolvido, porém em ritmo diferente. Sabemos que o concurso público para o IAP é fundamental e urgente, apesar de termos conseguindo recentemente a vinda de 100 residentes técnicos que já estão aprendendo e ajudando muito no nosso dia a dia”, disse.

Ele também destacou a importância de continuar a parceria com entidades públicas e privadas, além de dar continuidade no convênio firmado com a Polícia Ambiental, manter o bom relacionamento com o Ministério Público e outros órgãos de fiscalização do poder público.

Para o secretário de Estado e Meio Ambiente, Antonio Carlos Bonetti, que esteve presente na reunião, a nomeação do engenheiro para o cargo de presidente do IAP foi positiva. “A vinda do Paulino para o IAP é necessária, pois ele já é da casa e além de conhecer a todos sabe dos anseios e das demandas particulares da instituição. Ele irá conduzir o instituto com bom senso, responsabilidade e sabedoria”, destacou.

Paulino já atuou como secretário de Estado de Meio Ambiente (2016), chefe do Escritório Regional de Maringá do IAP (de 2005 a 2010 e de 2013 a 2014), chefe do Escritório Regional da Secretaria de Meio Ambiente na mesma cidade (entre 2011 e 2013), secretário municipal de Meio Ambiente de Maringá (1996 a 1998), entre outros postos de gestão ambiental. Também possui especializações na área de gestão de resíduos sólidos e ambiental feitos em Suíça, Japão, Estados Unidos, Áustria e Alemanha.