Justiça absolve Beto Richa em ação de improbidade administrativa

·
Atualizado há 7 anos

Beto Richa. (Foto: Reprodução).
Beto Richa. (Foto: Reprodução).

Foi rejeitada na sexta-feira, 11, pela Justiça do Paraná, a ação apresentada pelo Ministério Público contra o governador, Beto Richa (PSDB) por improbidade administrativa. A ação é referente aos conflitos da manifestação contra o governo, em abril de 2015.

O CASO

Aproximadamente 30 mil manifestantes protestavam contra a votação de medidas administrativas do Governo, na Assembleia Legislativa (Alep), em Curitiba.

Ocorreram confrontos entre manifestantes e os 2 mil Policiais Militares que realizavam a segurança da Alep. 200 pessoas ficaram feridas após o confronto.

Além de Richa, foram absolvidos o então secretário da Segurança Pública, deputado federal Fernando Francischini (SD-PR), o ex-comandante-geral da PM Cesar Vinicius Kogut, e os comandantes coronel Nerino Mariano de Brito (subcomandante da PM), coronel Arildo Luiz Dias (chefe da operação) e o tenente-coronel Hudson Teixeira (comandante do Bope).

A absolvição foi determinada pela juíza Patricia de Almeida Gomes Bergonse, que no caso responsabilizou os manifestantes pelo confronto. Segundo ela, houve desacato às ordens estabelecidas em reunião com a Polícia Militar.

Em documento, a promotoria da Vara da Auditoria Militar em Curitiba, afirma “inexistência de excesso doloso ou culposo, pois a supra referida força policial militar agiu nos limites do estrito cumprimento do dever legal, bem como em defesa própria e difusa da integridade pessoal e patrimonial”.

O Ministério Público irá recorrer da decisão, alegando estar “convicto da sólida sustentação jurídica” do pedido.