Mariani defenderá renúncia de executiva nacional da sigla na convenção em Brasíl

·
Atualizado há 6 anos

(Foto: Marcelo Tolentino).
(Foto: Marcelo Tolentino).

Durante evento do “15 em Movimento, em Florianópolis, o deputado federal Mauro Mariani, presidente do PMDB/SC, voltou a fazer fortes críticas à cúpula nacional do partido, denunciada pela procuradoria-geral da República. Diante de mais de 300 filiados e líderes como o vice-governador Eduardo Pinho Moreira, o senador Dário Berger e o prefeito Gean Loureiro, Mariani voltou a defender a renúncia coletiva da Executiva Nacional.

“Não podemos deixar que meia dúzia de pilantras envergonhem nosso partido e principalmente as pessoas que fazem parte da história do PMDB e das lutas pela democracia” discursou ele, que chegou a pedir a renúncia dos dirigentes na reunião da Executiva Nacional, na presença do senador Romero Jucá. Mariani convocou os militantes a estarem em Brasília em novembro para marcar posição a favor da construção de um novo PMDB.
“Mais que mudar o nome precisamos reformular a sigla de dentro pra fora”.
Unidade
A reunião também foi marcada pela unidade em torno do pré-candidato a governador, deputado federal Mauro Mariani. O vice-governador Eduardo Pinho Moreira, voltou a reforçar que o PMDB só tem um nome para disputar o governo em 2018. “Mauro, você é  nosso comandante. Vou estar ao teu lado. Se eu assumir o governo você terá em mim o maior cabo eleitoral”, destacou Pinho Moreira. O senador Dário Berger também destacou seu apoio à Mariani. “Estivemos juntos em algumas batalhas. Algumas não vencemos, mas não desanimamos. Sempre defendemos a lógica da candidatura do PMDB”, frisou ele.
Na mesa linha, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro ressaltou que a sigla está pronta para trabalhar por Mauro Mariani. “Mariani sempre é visto como um dos mais importantes e preparados parlamentares catarinenses em Brasília. Tem experiência. Já foi prefeito, secretário de Infraestrutura e está no terceiro mandato de deputado. Hoje nossa voz não ecoa no governo do Estado, não somos ouvidos. Com Mariani no governo seremos ouvidos”, frisou o prefeito.
Homenagens ao reitor 
A morte do reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancellier, também foi pauta dos discursos dos peemedebistas, entre eles os ex-governadores Paulo Afonso, Casildo Maldaner e Ada De Luca, que o homenagearam lembrando sua trajetória conciliadora e de defesa dos direitos democráticos. Cancellier foi assessor do senador Nelson Wedekin, em Brasília. “Hoje eu perdi um amigo, um companheiro de batalhas”, disse a deputada Ada De Luca.
O ex-governador Paulo Afonso afirmou que Cancellier praticou um “ato de coragem, de revolta” e criticou “instituições que sem votos se impõe acima da legalidade”.