Matos Costa elege uma mulher para o cargo de Presidente da Câmara

Danuza Rodrigues (PMDB) venceu a disputa pela chefia da Casa. Ela está no segundo mandato como vereadora

·
Atualizado há 7 anos

danusa-vereadora-matoscosta
Danuza Rodrigues (PMDB) Presidente da Câmara de Vereadores de Matos Costa. (Foto: Wannessa Stenzel).

A Câmara de Matos Costa (SC) elegeu uma mulher como Presidente da Casa de Leis no domingo, 1º de janeiro. Danuza Rodrigues (PMDB) venceu a disputa para o cargo na Mesa Diretora para o biênio 2017-2018, com maioria absoluta dos votos. Danuza está no seu segundo mandato, para compor o Legislativo. Durante o discurso de posse da Mesa Diretora, em sessão especial no Plenário da cidade catarinense, a nova presidente agradeceu os vereadores e prometeu uma nova fase no Legislativo. “Assumo aqui um compromisso como mulher, para que outras venham e tenham a mesma coragem. Darei continuidade ao trabalho sério dos presidentes passados”, afirmou.

Pelos passos do pai

Danuza ingressou na carreira política por influência do pai, Dorival Rodrigues, que inclusive já foi vice-prefeito e vereador de Matos Costa. A jovem de 33 anos, esbanja simpatia e responsabilidade no cargo que ocupa. “Eu quero ter a oportunidade de transportar toda essa responsabilidade em obras e avanço para a nossa cidade”.

A maioria do eleitorado de Santa Catarina

Passados 84 anos da conquista do direito ao voto feminino no Brasil, as mulheres representam com 51,46%, a maioria do eleitorado catarinense. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2016, totalizam 2.565.396 eleitoras. Apesar dos avanços a participação efetiva da mulher nos espaços políticos oscila pouco acima ou abaixo dos 10%.