NO LEGISLATIVO: Ausência de Colombo em homenagem é discutida

Sessão de terça, 1°, na Câmara de Vereadores de Porto União, debate os motivos que levaram à decisão do governador

·
Atualizado há 9 anos

portouniao-camara-vereadores-colombo
26ª sessão discutiu, essencialmente, a falta de Colombo na entrega das homenagens na noite de ontem. (Foto: Mariana Honesko).

Foi uma reunião de esclarecimentos. Na noite desta terça, 1°, a 26ª sessão do Legislativo de Porto União debateu, essencialmente, a ausência do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), na noite de homenagens organizada pela Câmara e realizada ontem, no Clube 25 de Julho. Na ocasião, Colombo, ao lado de outras personalidades, receberia o Título de Cidadão Honorário. O governador não veio, nem mandou representante. Vários legisladores fizeram questão de usar a tribuna para, por meio da gravação e transmissão da sessão pela internet, mandar recados, ora para Colombo, em tom de pedido de desculpas, ora para os “culpados” pelo cancelamento da visita.

Segundo os vereadores, os comentários e a incitação de raiva na comunidade, ambos feitos em uma emissora de rádio de Porto União, teriam motivado o cancelamento da agenda. Ao que parece, os áudios foram enviados à assessoria de Colombo que, ao ouvir, riscou o compromisso em Porto União. Os vereadores Carlos Roderlei Pinto, do mesmo partido do governador, e Sandro Calikoski (PMDB), foram os mais enfáticos. Em um tom de voz bastante alto, repudiaram a imprensa que age sem comprometimento, pediram desculpas à Colombo e lamentaram sua ausência. “Colombo tem sido muito parceiro de Porto União, até mais que o saudoso Luiz Henrique da Silveira. Por isso, a gente lamenta mesmo essa ausência. Pedi desculpas, lamentei ele ter recebido os áudios e lamentei os comentários de um secretário de União da Vitória que falou mal do nosso governador. Se cada um cuidar do seu quintal, ninguém vai ter problema”, disse Calikoski.

Conforme a homenagem, Colombo já teria investido R$ 16 milhões em obras, apenas em Porto União. “E tenho certeza de que se ele viesse, muito mais seria anunciado para nós”, completou Carlos Roderlei Pinto.

Em pauta

O vereador Gildo Masselai (PP), aproveitando um auditório enxuto mas atento, inclusive com moradores da área rural, cobrou melhores condições do transporte escolar. “Sabemos que a prefeitura faz sua parte, mas daqui há pouco pode acontecer alguma coisa mais séria”, disse.

Ainda, a sessão lembrou os 98 anos de Porto União. Osmar Martins (DEM), que assumiu a presidência justamente pela participação de Almir Borini (DEM) na missa de Ação de Graças por conta do aniversário da cidade, elogiou a data e, de maneira resumida, descreveu a história de nascimento do município.

 

Mais homenagens

Foram aprovadas também as moções de aplausos para Luciano Paiva, o “Irmão Luciano” e para o tenente coronel Miguel Chokailo Neto. A proposta para Luciano é de autoria de Carlos Roderlei Pinto. Já para o tenente, de Gildo Masselai.