Para analistas políticos, pesquisa registra perfil municipalista e carisma político de Beto Richa

·
Atualizado há 11 anos

BETO RICHA EM CALIFÓRNIAA praticamente um ano das eleições, o governador Beto Richa (PSDB) está mais perto do segundo mandato do que seus principais oponentes – Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB) – na disputa eleitoral de outubro de 2014. A avaliação é de analistas políticos sobre o resultado da última consulta, do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada nos principais jornais do estado.

“A pesquisa demonstra o que se viu: uma espetacular corrida de recuperação. É bom lembrar que Beto Richa nunca esteve atrás nos índices de preferência como candidato á reeleição”, avalia o jornalista o jornalista Fábio Campana, especialista nas disputas eleitorais.

Com até 41%, Beto Richa está na frente em sete cenários pesquisados, o que inclui listas com políticos da sua base e arco de alianças como o deputado federal Ratinho Jr (PSC) e o senador Álvaro Dias (PSDB). Ratinho Jr é atual secretário de Desenvolvimento Urbano de Richa.

Economia – Campana ainda contextualiza. Ele afirma que no final do ano passado, os números de Richa tinham declinado como efeito do desgaste das eleições municipais, “agravado pela escolha de alguns candidatos nada competitivos para prefeituras importantes, como a de Curitiba”

“Desde então, o governador se empenhou em recuperar o prestígio e a popularidade perdidos na disputa eleitoral que o manteve sob severo fogo das críticas e das aleivosias”, completa.

Outro especialista em eleições, o matemático Luiz Carlos Kossar, diz que é sintomático que Richa tem mais do que a força da máquina de governo que capilariza seu potencial de voto por todo o Estado. “Seu próprio carisma e bom momento em que vive a economia do Paraná podem explicar sua folga na liderança das pesquisas. É um ótimo começo para uma disputa que ainda promete acirrada”, adianta Kossar que faz pesquisas eleitorais nas regiões Oeste, Sudoeste, Noroeste e Norte do Paraná.

O cientista político Luiz Domingos Costa concorda com Kossar e diz que “é impressionante a blindagem que o nome dele (Beto Richa) tem, essa capacidade de ter aprovação e intenção de voto a despeito da avaliação das políticas públicas”, disse Costa ao avaliar a aprovação de 67% de Richa. No interior, a aprovação do tucano sobe para 72%.

Kossar e Costa têm razões pontuais nos argumentos. O Paraná vive um bom momento na sua economia – “o melhor ciclo industrial da sua história”, nas palavras de Richa, conseguiu captar mais de R$ 25 bilhões de investimentos privados, ampliou sua planta industrial para várias regiões de estado e, o melhor, criou 280 mil empregos – 70% deles no interior do estado.

Rearticulação – “Pesquisa registra o momento. E este é o momento do Paraná. O estado cresce acima da média nacional, apesar do governo federal represar os nossos pedidos de financiamentos que podem incrementar mais a economia e levar obras de infraestrutura em todas as regiões”, reforça o presidente do PSDB, deputado Valdir Rossoni.

A jornalista Ruth Bolognese, comentarista política da Rede Massa, aponta outro fator que potencializou a preferência popular por Richa registrada nas pesquisas. “O governador rearticulou sua base, trouxe o deputado Ratinho Jr ao seu lado – a pesquisa mostra que os dois são imbatíveis – e ampliou o espaço do PMDB. Sua capacidade de articulação com outros partidos é mais um ponto positivo”, diz Ruth.

“Outro ponto importante é que Beto Richa não para de viajar pelo interior. Toda semana, ele tem agenda em municípios, cidades pequenas, em que a presença do governo ou próprio governador não era comum e agora é. Esse perfil municipalista também é registrado nas pesquisas”, completa Ruth.