Pedro Ivo trabalha na concessão de crédito para empresas, mais moradias e Maria Fumaça

·
Atualizado há 9 anos

viagem-brasilia-pedroivo
(Foto: Assessoria).

A viagem à Capital Federal, na semana passada, permite ao prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, dar continuidade a importantes ações do município. Dentre elas, o sonhado retorno da Maria Fumaça se move, empresários atingidos pelas enchentes tem sinalização positiva para dar andamento na realização das operações de créditos junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e ministério da Cidade é mobilizado quanto à liberação de moradias rurais e mais 1.500 para área urbana. Os vereadores Waldir Cortellini e Ziliotto Daldin participaram das reuniões em Brasília, com visita à gabinetes parlamentares e solicitações de novos recursos.

O Programa BNDES Emergencial de Reconstrução de Municípios Afetados por Desastres Naturais (BNDES PER) foi suspenso devido à atingir o teto orçamentário previsto para 2014. Diante da situação, Pedro Ivo foi até o banco na tentativa de requerer que empresários do município possam ter o crédito liberado. “Nós passamos por um período de calamidade pública e fornecemos apoio na elaboração das propostas, junto aos empresários”, aponta o prefeito. Com auxílio da senadora Gleisi Hoffmann, ele teve acesso ao presidente da instituição, Luciano Coutinho, e salientou que a inclusão de União da Vitória à linha de crédito fazia parte dos compromissos assumidos pela presidenta Dilma Rousseff, em sua vinda para o município. De Coutinho, Pedro Ivo recebeu sinalização positiva na liberação para este mês.

Em outra agenda foi discutida a liberação do trecho de linha férrea entre a Estação Ferroviária e o KM 13. As prefeituras de União da Vitória e Porto União requerem o uso para fins turísticos e, para isso, já se reuniram com a concessionaria América Latina Logística (ALL), anteriormente. “A próxima etapa é retomar a conversa com a ALL e eu acredito que avançamos bastante nisso”, frisa Pedro Ivo. “Quero frisar o apoio do prefeito Anízio de Souza que é parceiro em todo esse projeto”, afirma. O intuito é, após liberar o uso, licitar para que empresários interessados explorem comercialmente o trecho, com passeio e foco às questões históricas. Sobre o setor, o prefeito explica que se somam vários equipamentos. “Estamos montando um conjunto de coisas para trazer o turista”, disse citando outros atrativos com crescente número de turistas, como o Parque Histórico Iguassú, o Morro do Cristo com projeto do teleférico, entre outros.

Com os técnicos do ministério das Cidades, o prefeito tratou de habitações rurais e mais 1.500 casas extra cota garantidas pela presidenta Dilma em junho. “Temos alguns projetos parados e fomos em busca de soluções efetivas”, comenta. Além disso, Pedro Ivo e os vereadores visitaram parlamentares e encaminharam projetos de emenda parlamentar.