Pinho Moreira vai fecha ADR de Canoinhas

Medida afeta 15 ADRs e quatro secretarias de governo

·
Atualizado há 6 anos

(Foto: Assessoria).
(Foto: Assessoria).

O governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira (MDB), anunciou na manhã desta quarta-feira, 21, um pacote com a desativação de 15 Agências Regionais de Desenvolvimento, as antigas SDRs, e quatro Secretarias Executivas de governo. Entre as ADRs atingidas está a de Canoinhas.

O pacote é parte das mudanças propostas pelo novo governador visando corte de despesas, devendo gerar uma economia anual de aproximadamente R$ 15 milhões com pagamento de pessoal. Se considerar o total gasto com a manutenção das estruturas, o valor a ser economizado é de cerca de R$ 45 milhões, segundo o governo.

ADRs desativadas

Serão desativadas as ADRs nos seguintes municípios: Itapiranga, Dionísio Cerqueira, Palmitos, Quilombo, Seara, Caçador, Ituporanga, Taió, Ibirama, Timbó, Brusque, Braço do Norte, São Joaquim, Laguna e Canoinhas. Serão desativadas ainda, as Secretarias de Articulação Estadual, de Supervisão de Recursos Desvinculados, de Assuntos Internacionais e de Assuntos Estratégicos. Também serão exonerados 185 servidores que atualmente ocupam cargos comissionados no Executivo.

Repercussão no planalto norte

Até o final da tarde desta quarta, as informações ainda eram desencontradas. A reportagem de Portal Vvale tentou contato com o atual secretário executivo regional de Canoinhas, Aloísio Salvatti, estava em Florianópolis, onde deve se informar melhor sobre a situação e os critérios para fechamento, segundo sua assessoria. Funcionários da ADR se disseram surpreendidos pelo anúncio, assim como as outras agências impactadas.