PMDB discute processo eleitoral, pré-candidatos recebem orientação sob eleições

·
Atualizado há 8 anos

A Associação Comercial e Empresarial de Porto União (Acipu) reuniu nesta sexta-feira (24/06) membros do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e representantes de demais grupos partidários interessados na disputa deste ano.

O objetivo foi o processo eleitoral, legislação e procedimentos de escolha de prefeito, vice-prefeito e vereadores do município.

Propaganda

A abordagem inicial teve como foco discutir estratégias de marketing para a campanha, elaboração de conteúdos e organização geral da conjuntura eleitoral. Entre outras coisas, o bom uso das redes sociais circunda como artifício importante no desenvolvimento de uma futura disputa. O jornalista e especialista em marketing político, Frutuoso Alves de Oliveira, foi o responsável pela palestra sobre essas diretrizes que tem relação com a futura organização da propaganda eleitoral.

Legislação

O jurista Alexandre Canella, em outra parte da reunião, falou sobre legislação eleitoral e suas prerrogativas legais. Na sua fala ele apontou as disposições legais, número de candidatos e calendário eleitoral. Uso de internet e demais mídias, também, foram comentadas pelo especialista.

Entre outras orientações, Canella compartilhou experiências em processos eleitorais e pontuou informações relacionadas à legalidade do processo. A abordagem relatou diversas questões permitidas e vedadas na campanha. Dentre elas, as questões legais para divulgar desde o nome na pré-campanha até o pedido específico de voto, após a abertura oficial da campanha, a partir de 16 de agosto.

A maior mudança tange na situação da pré-campanha. Nesse período, conforme o jurista, o pré-candidato pode exaltar qualidades pessoais e divulgar seu nome. Proibido apenas o pedido formal de voto. Essa vedação só encerra a partir de 16 de agosto.

Recepção

Antes da abertura do evento, o presidente municipal do PMDB de Porto União, Renato Stasiak, é o vice-presidente, Christian Martins, recepcionaram os palestrantes.

Fotos: Lu Calistro