Por proposição de Cobalchini, Alesc cria Frente Parlamentar SC-Itália

·
Atualizado há 9 anos

ccj-politica-sc
Valdir Cobalchini

Por proposição do deputado Valdir Cobalchini (PMDB) e assinatura de mais 14 deputados, a Assembléia Legislativa criou a Frente Parlamentar Santa Catarina-Itália. O objetivo é buscar aproximação e resgatar laços de amizade entre os parlamentos catarinense e italiano, além de trabalhar ações que fomentem a cultura, economia e desenvolvimento.

Cobalchini justifica sua proposição, citando o fato que cerca de que, aproximadamente, 30% da população de Santa Catarina descende de italianos. “Temos descendentes de italianos em praticamente todas as regiões de nosso Estado e podemos trabalhar oportunidades de aproximação entre o nosso parlamento e o parlamento italiano, visando ações conjuntas nas mais diversas áreas”, explica o deputado.

Os italianos formam a corrente imigratória mais numerosa já recebida por Santa Catarina. Começaram a chegar ao Estado em 1875, provenientes principalmente das regiões do Vêneto e da Lombardia. Assim como ocorreu com os alemães, foram criadas dezenas de colônias etnicamente italianas, sendo as mais prósperas na região do Vale do Rio Tubarão.  No início do século XX, italianos vindos do Rio Grande do Sul passaram a migrar para o Oeste de Santa Catarina, e ali as colônias italianas prosperaram.