Prazo para solicitar voto em trânsito termina hoje

·
Atualizado há 10 anos

O prazo para o eleitor que pretende votar fora de sua cidade nos dias 5 e 26 de outubro, primeiro e segundo turno das eleições, fazer o pedido à Justiça Eleitoral termina nesta quinta-feira, 21. O voto em trânsito permite que o eleitor vá às urnas em municípios com mais de 200 mil eleitores, mas só para escolher o presidente da República.

De acordo com balanço parcial divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Justiça Eleitoral já recebeu 48,7 mil pedidos de voto em trânsito para o primeiro turno e 45 mil para o segundo. A maioria dos pedidos foi feita em São Paulo, maior colégio eleitoral do país. Foram 14 mil  e 13 mil para o primeiro e o segundo turnos, respectivamente.

Para estar apto a votar em outra cidade, o eleitor deverá procurar o Cartório Eleitoral, indicando onde estará no dia da votação. Para fazer o pedido, é preciso levar um documento oficial com foto. Após o cadastramento, o cidadão fica impedido de votar na seção de origem, mas poderá pedir o cancelamento até o fim do prazo.

De acordo com o TSE, 86 cidades terão voto em trânsito. A lista das cidades pode ser verificada na página do tribunal na internet.

Agência Brasil