Prefeito de Mallet debate contenção de gastos em reunião da AMCESPAR

·
Atualizado há 9 anos

prefeitos-reuniao-politica
(Foto: Assessoria).

Na sexta-feira (21/11), o prefeito de Mallet, Rogério da Silva Almeida, participou da reunião da AMCESPAR (Associação dos Municípios da Região Centro-Sul do Paraná). Na ocasião, os prefeitos debateram a situação econômica dos municípios e as atitudes que serão tomadas para conter gastos.

“Estamos tomando medidas que irão gerar economia para o município, sem prejudicar os serviços essenciais. Em 2014, a arrecadação ficou abaixo do esperado. Em virtude disso e para que possamos fechar os índices, tivemos que tomar estas decisões”, observou Rogério. Ele explicou que Mallet deverá adotar meio expediente durante parte do mês de dezembro e recesso entre a segunda quinzena de dezembro e início de janeiro de 2015. Essas decisões devem ser regulamentadas por meio de portaria e decreto nos próximos dias.

Cada município da associação irá tomar as decisões para conter os gastos de forma individual, com base nos próprios indicadores. Na avaliação do presidente da AMCESPAR e prefeito de Rebouças, Claudemir Herthel, 2014 foi um ano difícil para os municípios. “Os municípios estão sofrendo com novas exigências legais, que geram novos custos, mesmo sem o incremento de receita”, afirmou Herthel.

Na reunião, os prefeitos também assistiram a apresentações acerca de novas tecnologias e equipamentos para a limpeza de vias públicas e possíveis alternativas para aumentar as receitas municipais.

PATRULHA DO CAMPO

A engenheira chefe do DER (Departamento de Estradas e Rodagens) de Irati, Lucimara Farias, explicou a paralisação do programa Patrulha do Campo, que promove a readequação de estradas rurais. Segundo ela, o principal fator que motivou a paralisação é a contenção de gastos dos municípios e Governo Estadual. De acordo com Lucimara, em breve as patrulhas voltarão a operar normalmente.