Recadastramento biométrico encerra no próximo mês em União da Vitória

Desde fevereiro apenas 8% da Comarca passou pela biometria. Modelo será utilizado nas eleições deste ano

·
Atualizado há 8 anos

biometria-eleicoes-uniaodavitoria2
(Foto: Bruna Kobus).

O Tribunal de Justiça Eleitoral de União da Vitória segue até o dia 4 do próximo mês com o processo de recadastramento biométrico. O sistema já está disponível na Comarca desde fevereiro, quando o presidente do TRE/PR, Luis Fernando Tomasi Keppen veio até a cidade fazer o lançamento oficial. Conforme Keppen o cadastro é importante para dar a fidedignidade ao voto. Ainda segundo ele já ocorreu situações em colégios eleitorais de um único eleitor ter mais de cinco títulos. “Às vezes as pessoas não dão a dimensão da importância do voto. Esse cadastro é de segurança de que aquela pessoa é só o eleitor e ninguém mais”, disse.

Em União da Vitória chegaram 15 equipamentos e todos estão operando. O tempo para o recadastramento leva cerca de 15 minutos, contudo, com o aumento da procura nos últimos dias o Tribunal local adianta que, a partir de agora, o eleitor que for fazer o recadastramento poderá esperar na fila até uma hora.

A capacidade do Tribunal local é para 350 eleitores, as senhas são distribuídas das 12 horas às 18h30, de segunda a sexta-feira. O atendimento segue até às 19 horas.

Desde fevereiro apenas 8% do colégio eleitoral da Comarca passou pela biometria. Contando com os municípios de Bituruna, Paula Freitas, Cruz Machado, Porto Vitória, General Carneiro e União da Vitória são cerca de 86 mil eleitores. Em União da Vitória a porcentagem de recadastramento atinge os 10%.

Voto misto

GrXXficoXBiometriaPara quem fizer o recadastramento até o próximo mês já poderá votar nas eleições de outubro no sistema digital. Por outro lado, não há problema se o eleitor não realizar a biometria. No entanto, terá de retornar à Justiça Eleitoral logo após as eleições para aderir ao sistema. A intenção é antecipar o processo de recadastramento biométrico. Para quem for tirar pela primeira vez o Título de Eleitor o modelo já será biométrico, bem como para quem realizar a transferência.

Durante as eleições deste ano o modelo de voto será misto, tanto o biométrico quanto o Título de Eleitor serão válidos. Conforme a Justiça Eleitoral da cidade, mesmo com a biometria é necessário apresentar a identidade, pois as digitais podem não ser reconhecidas pela urna. A Justiça Eleitoral reitera que são casos raros, mas para evitar transtornos é necessária a apresentação do Registro Geral.

Documentos

Para recadastrar no sistema de biometria é necessário levar identidade, CPF e comprovante de residência. O Fórum Eleitoral fica na Rua Prudente de Moraes, nº 131, e atende do meio-dia às 19 horas.