Reunião debate o impacto da educação no crescimento do PIB regional

O governador e o futuro secretário de educação, Renato Feder, foram a São Paulo conhecer projetos desenvolvidos por instituições brasileiras e que são referência na área

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Atualizado há 5 anos

(Foto: ADI-PR).
(Foto: ADI-PR).

O governador eleito Ratinho Junior e o futuro secretário de educação do Paraná, Renato Feder, se reuniram nesta quarta-feira, 12, com o empresário Jorge Paulo Lemann, dono da 26ª maior fortuna do mundo e que aplica tempo e parte dos recursos na Fundação Lemann, uma organização familiar e sem fins lucrativos que colabora com iniciativas para a educação pública em todo o Brasil e para resolução de problemas sociais do país. O encontro faz parte do planejamento do estado para os projetos que serão aplicados na educação na próxima gestão. “Estamos buscando conhecer as melhores experiências na área, fazer parcerias e conseguir apoio de Instituições referência como a Lemann, para implementar no nosso estado projetos que façam do Paraná um modelo em educação”, afirmou Ratinho Junior.

Lemann apresentou à equipe paranaense as melhores práticas e materiais pedagógicos utilizados no mundo e experiências que deram certo em outros países. “Ele nos mostrou também um estudo que mostra o impacto que a educação produz no PIB ( Produto Interno Bruto) de uma região. O levantamento mostra que quando a educação melhora um pouquinho, o PIB melhora muito”, explicou o secretário Renato Feder.

Além da Fundação Lemann, o grupo visitou Wilson Risolia, ex-secretário de Educação do Rio de Janeiro, que desenvolveu um projeto que tirou o estado da 25ª posição do Ranking da educação e o colocou em quarto lugar. Atualmente Risolia faz parte do Instituto Roberto Marinho e desenvolve um trabalho de reforço escolar para alunos com déficit de aprendizado. Os paranaenses conheceram ainda o resultado dos trabalhos de outras três instituições que atuam em projetos voltados à educação integral: o Instituto Natura, Instituto Sonho Grande e o ICE ( Instituto de Corresponsabilidade pela Educação). “A experiência dessas instituições nos mostrou que a escola integral possibilita a alunos de baixa renda, desempenho e aprendizado que os igualam aos alunos com renda maior. Ampliar a acesso à educação integral é nossa meta no governo”, declarou Feder.