Richa transmite o cargo ao presidente da Assembleia Legislativa do Paraná

·
Atualizado há 8 anos

Gov. Beto Richa transmite o cargo de Governador ao Presidente da Assembléia Dep. Ademar Traiano
Gov. Beto Richa transmite o cargo de Governador ao Presidente da Assembléia Dep. Ademar Traiano

O governador Beto Richa transmitiu nesta sexta-feira (09) o cargo ao presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano. A solenidade foi no Palácio Iguaçu, em Curitiba. A transmissão do cargo acontece em função da viagem de Beto Richa como líder da comitiva que, na terça-feira (13) inicia missão à China, Rússia e França para fortalecer as relações internacionais do Paraná e abrir novas frentes de parcerias e investimentos estrangeiro no Estado.

A vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, estará a partir desta sexta-feira (9) em missão oficial à Itália. Ademar Traiano permanecerá como governador em exercício até o dia 18 de outubro, quando a vice-governadora retorna da viagem oficial. Neste período, o deputado Jonas Guimarães será o presidente em exercício da Assembleia Legislativa.

Richa disse que o Paraná estará em boas mãos no período em que cumpre agenda no exterior. “Ademar Traiano tem uma trajetória admirável na política. É uma pessoa reta, decente, com importantes e inestimáveis contribuições para o desenvolvimento do Estado do Paraná”, afirmou.

O governador também falou sobre a importância da missão internacional para atrair novos investimentos ao Estado. “A missão tem compromissos com empresas, entidades e governos do exterior para trazer mais recursos e investimentos para o Paraná”, disse.

RESPONSABILIDADE – Ademar Traiano ressaltou a responsabilidade de assumir interinamente o Governo do Estado. “Procurarei, ao longo destes dez dias, cumprir fielmente com aquilo que os paranaenses esperam de alguém que está interinamente no mandato. Responderei por um governador que tem um conceito extraordinário e vem fazendo um trabalho excepcional no Estado”, afirmou.

O governador em exercício adiantou que irá cumprir a agenda normalmente. Na próxima semana, ele deverá viajar para o interior do Paraná e receberá empresários no Palácio Iguaçu.

Traiano também comentou a missão internacional do governador Beto Richa à China, Rússia e França. “O Paraná tem um dos melhores perfis do País, pois dá condições de segurança jurídica a todo empreendedor que tenha interesse em investir no Estado”, disse ele. “Confio plenamente de que o governador trará boas notícias ao Paraná. Os contatos que deverá manter no exterior serão extremamente importantes para a economia do Estado.”

MISSÃO INTERNACIONAL – A missão internacional liderada por Richa tem como objetivo fortalecer as relações internacionais do Paraná e abrir novas frentes de parcerias e investimentos estrangeiro no Estado, em especial nos setores automotivo, de tecnologia da informação, agroindústria, infraestrutura e energia.

Com a missão, o Paraná sai na frente entre os estados brasileiros a buscar parcerias com os países que compõem o BRICS, bloco formado pelas principais economias emergentes mundiais – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade de transmissão de cargo o secretário-chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra; as secretárias do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; e da Educação, Ana Seres Comin; os secretários da Fazenda, Mauro Ricardo Costa; da Saúde, Michele Caputo Neto; do Planejamento e Coordenação Geral, Sílvio Barros; da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita; da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes; da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Leonildo Grota; o secretário-chefe de Gabinete, Deonilson Roldo; o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Adilson Castilho Casitas; o presidente em exercício da Assembleia Legislativa, Jonas Guimarães; os presidentes do Tribunal de Contas do Paraná, Ivan Bonilha; da Sanepar, Mounir Chaowiche; da Compagás, Fernando Ghignone; da Fomento Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho; e da Junta Comercial do Paraná, Ardisson Naim Akel; o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Maurício Tortato; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Juceli Simiano Júnior.

Também participaram os prefeitos de Assis Chateubriand, Marcel Micheletto, que preside a Associação dos Municípios do Paraná (AMP); de Ampére, Hélio Alves; Pinhal de São Bento, Artgeu Geittenes; de Arapuã, Manoel Salvador; Bom Jesus do Sul, César Bueno; Santa Izabel do Oeste, Moacir Fiamoncini; Coronel Vivida, Frank Schiavini; Barracão, Marco Zandoná; Prudentópolis, Adelmo Klosowski; de Enéas Marques, Maikon Parzianello; de Cruzeiro do Iguaçu, Luiz Alberi Pontes; de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil; o prefeito em exercício de Castro, Marcos Bertolini; o deputado federal Luciano Ducci; e os deputados estaduais Hussein Bakri; Paulo Litro, Plauto Miró e Nelson Justus.