TSE promove encontro voltado ao treinamento de mesários

·
Atualizado há 10 anos

mesarios-eleições-2014
(Foto: TSE).

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu início, na manhã desta terça-feira (22), ao encontro com servidores da Justiça Eleitoral de todo o país que vão treinar os mesários para as Eleições 2014. Durante quatro dias, eles farão o curso “capacitação dos multiplicadores do treinamento de mesários com biometria – Eleições 2014”, nas dependências do TSE. Além da troca de experiências, os participantes terão um treinamento prático utilizando as urnas com leitor biométrico.

Nas eleições deste ano, cerca de dois milhões de pessoas trabalharão como mesários em todo país, incluindo os convocados e os voluntários. De acordo com Thayanne Fonseca, coordenadora do GT Mesários, responsável pela condução do treinamento, a capacitação dos mesários é fundamental porque no dia da eleição é o mesário quem representa a Justiça Eleitoral perante o cidadão que chega à sua seção para votar.

Além disso, este ano houve uma ampliação dos municípios que votarão com identificação biométrica. Em outubro, cerca de 770 cidades identificarão seus eleitores por meio das digitais, o que exige um treinamento ainda mais específico. “A ênfase aqui é o treinamento com identificação biométrica, então a gente convidou os representantes das zonas eleitorais para que viessem conhecer um pouco mais e operar a urna”, afirmou Thayanne.

Durante o treinamento também serão abordados outros temas importantes, como a postura ética adequada ao trabalho do mesário, a facilitação em relação à acessibilidade dos eleitores com deficiência e novidades como a habilitação do áudio em todas as urnas do país, por exemplo.

“Tudo isso a gente vai conversar com esses representantes para que eles tenham condições de levar esses conhecimentos aos mesários em seus treinamentos presenciais”, informou a coordenadora do GT Mesários.

Esse treinamento é necessário para que todos falem a mesma língua no dia da eleição e obedeçam aos mesmos procedimentos. Para tanto, o trabalho do grupo começa logo quando termina uma eleição. Ou seja, na avaliação da eleição anterior já começam a ser identificadas as falhas e os acertos para que tudo possa ser aprimorado na eleição seguinte.

O treinamento ocorre no auditório do TSE até esta sexta-feira (25), com programação durante o dia inteiro. São 360 pessoas que representam a Justiça Eleitoral de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Neste primeiro dia, estão reunidos representantes do Acre, do Espírito Santo, do Paraná, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Norte e de Roraima.

Na quarta-feira (23), o encontro será entre servidores da Justiça Eleitoral do Ceará, Distrito Federal, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Já na quinta-feira (24), reúnem-se os representantes de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Mato Grosso, Rondônia e Sergipe.

No último dia, o encontro será entre Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí e Tocantins.