#VemPraRua chama para novas mobilizações no Vale do Iguaçu

É a primeira vez no País que grupos contrários a presidente afastada se reúnem numa mesma data

·
Atualizado há 8 anos

MANIFESTOAs manifestações populares devem tomar as ruas de Porto União e União da Vitória mais uma vez neste domingo, 31. No Vale do Iguaçu quem organiza a mobilização é a Sociedade Civil Organizada, que é composta por cerca de 16 associações e entidades, entre elas a Acipu, Aceuv, Cacesul e CDL. Além do Movimento Vem Pra Rua de União da Vitória e Porto União.

Para o coordenador do movimento no Vale, Walbert de Paula e Souza, a pauta deste final de semana não terá novidades e segue outras bandeiras já levantadas pelo grupo em manifestos anteriores.

A pauta é formada por quatro itens: o impedimento definitivo da presidente afastada Dilma Rousseff, apoio à Operação Lava Jato, a aprovação das dez medidas contra a corrupção, elaborada pelo Ministério Público, além do fim dos privilégios para políticos.

Essa, segundo Souza, é a primeira vez que os mais de 60 movimentos contrários ao governo Dilma se unem em um mesmo ato, numa mesma data.

A organização ainda está estudando a possibilidade de realizar uma passeata logo após a concentração do manifesto, que terá como palco a Praça Hercílio Luz, em Porto União. Ainda será realizada uma espécie de vigília.

Durante a tarde serão feitos discursos por parte dos manifestantes. A expectativa, segundo os organizadores, é realizar no Vale do Iguaçu o maior dos movimentos já organizados.

Ainda no domingo, em algumas capitais, serão realizadas manifestações organizadas por grupos à favor da presidente afastada Dilma Rousseff. Por aqui, ainda não há informação se haverá concentração.

Apoio

As ações em União da Vitória e Porto União são fruto da união de entidades como a Associação Comercial e Empresarial de União da Vitória (Aceuv), Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centrosul do Paraná (Cacesul), Associação Empresarial de Porto União (Acipu), Associação Médica, Lions Club e Rotary Club.

Além do Movimento Vem Pra Rua, os atos recebem apoio, ainda, da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) por meio do Movimento Brasil Mostra Sua Garra. O movimento que representa os empresários paranaenses defende a responsabilidade fiscal e econômica do Poder Público; transparência como arma contra a corrupção; a justiça, que não pode agir em favor de interesses particulares; a ética nas relações sociais; e o respeito aos cidadãos brasileiros.

“Nós temos que separar as coisas, a manifestação da população a nível de Brasil está ocorrendo em indignação, em virtude da corrupção. Esse foi o primeiro motivo das movimentações do Vem Pra Rua”, argumenta Souza.

#VemPraRua

Quando: domingo, 31

Horário: Das 15h às 17h

Onde: Na Praça Hercílio Luz, em Porto União