AGOSTO AZUL: Secretaria de Saúde dá início a campanha com foco na saúde do homem

Ações ocorrem durante todo o mês, mas a atenção deve seguir durante todo a ano

·
Atualizado há 8 anos

De fato, o homem precisa fazer visitinhas mais frequentes ao consultório médico. Conforme o Ministério da Saúde a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Quando comparado com as mulheres, o tempo de vida deles é 7,6 anos menor. As doenças isquêmicas do coração, como o infarto do miocárdio, seguida das moléstias cardiovasculares (como o Acidente Vascular Cerebral, o AVC), outras doenças cardíacas, pneumonia, cirrose e diabetes estão entre as principais causas de mortes do sexo masculino.

Pensando nisso a campanha Agosto Azul chega como uma forma de incentivar os homens a se cuidarem mais. Conforme o ginecologista e obstetra Ary Carneiro Júnior, os homens precisam se consultar com um médico, ao menos, uma vez ao ano. “É como o preventivo que as mulheres precisam fazer. O homem também deve se cuidar”, alerta.

Neste mês especial para eles, no Estado do Paraná, as ações terão como tema “A Saúde do Trabalhador”. Além das orientações que serão repassadas aos homens nas Unidades de Saúde nos próximos dias, será realizado o Dia D da Campanha. A ação ocorre no dia 13. Neste dia, as atividades serão realizadas no período da manhã e tarde, na área central de União da Vitória.

GRsa44472Pela manhã, a estrutura para receber os homens interessados em cuidar da saúde será montada em frente ao Serviço de Informações Turísticas (SIT). Na ocasião, serão repassadas orientações, feita a distribuição de panfletos informativos, aferição de pressão arterial, testes de glicemia e testes rápidos de HIV, sífilis e de hepatites B e C.

Já durante a tarde, as Unidades de Saúde estarão abertas para receber o público alvo. Também está prevista a realização de testes rápidos das hepatites B e C, sífilis e HIV, além de vacinação, avaliação odontológica, bem como testes de glicemia e aferição de pressão arterial.

Do lado de Porto União a Secretaria de Saúde segue o calendário do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, que concentram uma maior divulgação, os cuidados e os programas da saúde do homem no mês de novembro, com a campanha Novembro Azul, mas os programas e orientações voltadas aos homens são desenvolvidas durante o ano inteiro, afirma a pasta.

Contudo, do lado catarinense, está marcado para esta sexta-feira, 5, uma ação para marcar o Dia Nacional da Saúde, que é lembrado na segunda-feira, 8. Na ocasião será montada uma tenda de atendimento nos trilhos do trem, divisa entre as cidades de União da Vitória e Porto União, bem na área central do Vale do Iguaçu.

Serão realizados atendimentos de orientação, aferição da pressão arterial e das 9 às 14h30 está marcada ginástica laboral.

É lei

Este é o quinto ano consecutivo que governo paranaense promove o Agosto Azul. A realização da campanha virou lei no Paraná em 2012 devido à necessidade de mobilizar entidades públicas e privadas em torno da causa, da mesma forma que acontece com o “Outubro Rosa”, voltado para a prevenção do câncer de mama.

A nível nacional e, também, pelo mundo, a saúde do homem é lembrada em novembro, com a campanha do Novembro Azul.