Banco de sangue retoma atendimento aos sábados

Coletas especiais terão início dia 27. Calendário para os próximos dois meses já está fechado

·
Atualizado há 8 anos

 

Foto: Bruna Kobus
Foto: Bruna Kobus

O Banco de Sangue de União da Vitória volta com as coletas aos finais de semana no dia 27 deste mês. No novo calendário mais dois sábados de março (19) a abril (30) estão marcados. Conforme Daiane Rodrigues, enfermeira do Banco, ao longo do ano serão firmadas outras datas. “A gente não marca para o ano inteiro para não gerar expectativa e a pessoa vir e não conseguir doar. E também porque não temos uma equipe muito grande para auxiliar todos que chegam para doar”, explica. Contudo, passado este mês o sábado de coleta especial de maio já será organizado. “Definimos sempre com 60 dias de antecedência”, completa.

A ação começou no ano passado num ritmo de campanha para conseguir atrair mais doadores, aqueles que por conta das atividades durante os dias de semana não conseguem “escapar” e fazer a doação. No entanto a campanha já não é mais opcional. Desde dezembro passado, quando o Banco entrou em recesso, diversos telefonemas e doadores questionavam pelo retorno do atendimento aos sábados. “A gente não vai não ter sábado, porque as pessoas já se acostumaram com esse atendimento. Não é mais uma campanha agora temos uma obrigação de fazer porque elas esperam por isso”, conta Daiane.

No momento as coletas que estão sendo realizadas ainda são para repor o estoque utilizado durante o período de festas – dezembro a janeiro – e as tiragens negativas continuam em baixa. “Ainda não conseguimos suprir o estoque, estamos repondo o que usamos, por isso a necessidade dos sábados”, reforça.

Durante as coletas especiais as doações chegam a equivaler três dias de atendimento normal no Banco. As datas “extras” também são marcadas, geralmente, antes de um feriado, dessa forma a unidade consegue manter o estoque sem a necessidade de ligar em busca de doadores.

O horário aos sábados tem início às 13 horas e segue até às 17 horas. Em dias normais de atendimento a coleta pode ser feita das 13 às 16 horas – de segundas as quintas – e das 13 horas às 17 horas Nas sextas-feiras. É necessário chegar, pelo menos, meia hora antes do final do expediente, afim de realizar o cadastro, consulta e triagem.

Para realizar a doação, as recomendações são simples. Entre elas, estar em boas condições de saúde, ter idade entre 18 e 61 para primeira doação, podendo estender a periodicidade até um dia antes de completar os 70 anos, para quem já é doador. Ainda jovens com idades entre 16 e 17 anos podem coletar sangue acompanhados de um responsável legal. Também o voluntário deve estar bem alimentado, não ter fumado nas quatro horas que antecedem a doação ou ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, nem ter realizado procedimentos cirúrgicos recentes – no período de um ano.

É ideal levar um documento oficial de identificação com foto (identidade, carteira nacional de habilitação, trabalho ou passaporte). Ter peso mínimo de 50 kg é outra obrigatoriedade, tendo em vista, sempre, a preservação da saúde do doador. Ter múltiplos parceiros sexuais ou contato com pessoas de risco impede a coleta, bem como tatuagens, nos últimos doze meses, ou colocação de piercing.

 

Onde ir?

O centro de coleta fica na Rua Castro Alves, número 26, ao lado do Pronto Atendimento de União da Vitória. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (42) 3522-1365.