Bárbara Graefing apresenta método PediaSuit para o Vale do Iguaçu

A modalidade terapêutica tende a reduzir deformidades e limitações, alcançando novas habilidades motoras; possibilitando melhoria da qualidade de vida e inclusão social

·
Atualizado há 7 anos

Barbara
Fisioterapeuta Bárbara Camila Flissak Graefing. (Foto: Wannessa Stenzel)

O currículo de Bárbara Camila Flissak Graefing é de dar inveja a qualquer um. Desde que escolheu uma das áreas médicas para sua vida, não parou mais. Estudos e mais estudos. Bárbara é jovem de idade e de espírito; mas com uma maturidade que parece que nasceu entre os livros e boas palestras.Ela é fisioterapeuta formada pela Unidade de Ensino Superior do Vale do Iguaçu (Uniguaçu), Mestre em Fisioterapia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com estudos de Aperfeiçoamento em Fisioterapia Pediátrica na instituição de ensino do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba.

Recentemente, Bárbara retornou à União da Vitória, onde voltou as origens, lecionando no Curso de Fisioterapia da Uniguaçu. Porém, ela vem ganhando notoriedade apresentando uma modalidade terapêutica aos moradores do Vale do Iguaçu, que inclusive é sucesso mundialmente. Falamos do PediaSuit.

De acordo com a Fisioterapeuta, o PediaSuit é uma abordagem holística para tratamento de indivíduos com distúrbios neurológicos, como paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento, lesões traumáticas cerebrais, autismo e outras condições que afetam as funções motoras e funções cognitivas de uma criança.
Todo o procedimento tem como base um programa de exercícios específicos e intensivos. “É uma modalidade terapêutica que estimula o crescimento e desenvolvimento de cada criança. Trabalha a eliminação de reflexos patológicos e o estabelecimento de novos padrões de movimentos corretos e funcionais”, explica a fisioterapeuta.
Criada nos anos 70

De acordo com o Conselho Regional de Fisioterapia, uma roupa criada nos anos 70 por cientistas russos para uso dos astronautas inspirou o método, pois os mesmos, chegavam do espaço com dificuldades motoras, perda de movimentos, massa muscular e estrutura óssea debilitada. O Suit consiste em colete, touca, shorts, joelheiras, calçados e um sistema de elásticos ajustáveis, posicionados para reproduzir a musculatura, funcionando como uma estrutura elástica externa, promovendo uma melhora da postura e consequentemente melhora dos movimentos, alinhando o corpo o mais próximo do normal, desempenhando um papel crucial na normalização do tônus muscular, do sistema vestibular e de funções sensoriais.

Serviço

Bárbara atende em seu consultório no Executive Center, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 186 – Centro, em União da Vitória.

modalidade
Uma criança utilizando da modalidade para tratar diplegia, que é paralisia que acomete as mesmas partes de ambos os lados do corpo. (Foto: Reprodução)