Calor também provoca insônia

·
Atualizado há 7 anos

O calor intenso que tem feito em grande parte do Brasil desde o ano passado serviu para aumentar um problema que atinge cerca de 2,2 milhões de pessoas: a insônia. Segundo os especialistas, para qualquer idade o calor é um dos grandes inimigos do sono. Isso porque, acima dos 27ºC, o corpo humano tem enorme dificuldade para dormir, pois o cérebro não consegue descansar por ter foco em manter a temperatura corporal.

Faça chuva ou sol, 43% dos brasileiros sofrem com algum tipo de transtorno do sono, o que também provoca dificuldades no descanso. Essa parcela da população, fica ainda mais suscetível aos problemas em tempos de calor intenso, como o verão.O problema é que muitos dias sem dormir bem pode causar outros problemas de saúde mais graves, como asma, bronquite e até doenças cardiovasculares. Diarreia, dor de cabeça e problemas de pele também ficam piores nos dias quentes.

Tomar muito líquido é importante. Já para não consegue dormir, um banho em temperatura ambiente antes de deitar e o uso ventilador podem ajudar.