Campanha contra H1N1 segue até dia 20

“Dia D” leva grupos de risco aos postos de saúde no Vale do Iguaçu. Números devem ser divulgados nesta semana

·
Atualizado há 8 anos

????????????????????????????????????
Sábado com sol animou quem precisava receber a picadinha: postos movimentados. (Fotos: Lu Calisto).

Desde o início da semana passada a vacina contra o vírus H1NI, a popular Gripe A, já era distribuída no Vale do Iguaçu. No sábado, 30, porém, a campanha alcançou números interessantes, diante da realização de mais um “Dia D” de aplicação da dose.

No final de semana, as unidades de saúde de ambas as cidades ficaram abertas o dia todo, das 8 às 17 horas, na recepção de quem está nos grupos de risco, organizados pelo Ministério da Saúde, com direito à vacina, gratuita. A lista inclui gestantes, idosos, doentes crônicos, crianças (maiores de seis meses e menores de cinco anos incompletos), puérperas e funcionários da saúde.

O “Dia D” ocorreu também em todo o País. A campanha, portanto nacional, segue até o dia 20.

Números

Embora tenham contabilizado um bom número de visitantes aos postos, as unidades da Vigilância Epidemiológica não tinham, até o encerramento desta edição, os números e o balanço parcial da campanha em seu “Dia D”. Completos, contudo, eles devem ser divulgados ainda nesta semana.

Em União da Vitória, a meta é vacinar 13 mil pessoas. Já em Porto União, 10.352

Mais de 30 doam sangue no sábado

Como vem fazendo há alguns meses, a unidade de União da Vitória do Banco de Sangue abriu suas portas novamente neste sábado, à tarde. O dia especial para coleta garantiu a visitação voluntária de mais de 30 doadores. A informação é do bioquímico Alessandro Savi. “Nossa expectativa era grande e foi de novo um sábado positivo, apesar do frio. E, justamente por isso, a gente pede que o pessoal venha, durante o inverno, para doar e ajudar”, afirma.

Quem não visitar a unidade nos dias de semana, pode aproveitar a próxima edição da campanha especial. Será no dia 21, com início após o almoço.