Campanha de Vacinação contra Gripe prossegue em Rebouças

·
Atualizado há 8 anos

Com a chegada do frio, como de costume, o município de Rebouças promove sua campanha de vacinação junto aos grupos vulneráveis da população, como idosos, crianças até cinco anos e pacientes com doenças crônicas. No total, 2921 munícipes reboucenses se encaixam nesses quesitos e devem ser vacinados ate sábado, 20 de maio, mais de 40% dessas pessoas já foram vacinados.

Segundo o Ministério de Saúde,cada dose de vacina contem os virus H1N1, H3N2 e Influenza B, “esses são os virus circulantes identificado como de risco no atual ciclo”, conta a Coordenadora de Vigilância em Saúde, Tânia Selhorst. A coordenadora também que explica que o número atual de vacinados está dentro do esperado “por questão de preservar a qualidade da vacina, não fazemos mais mutirões em comunidades e sem isso dificulta um pouco o acesso, o que diminui o número de vacinados até o momento”.

A questão de conservação da vacina, levantada pela profissional da saúde, tem relação ao transporte e armazenamento dos recipientes, “é comum a variação de temperatura e de locais de armazenamento quando eram feitas essas ações em igrejas e galpões de comunidades, com isso, a eficiência da vacina por vezes era comprometida, por isso, abdicamos dessa estratégia em nome de uma maior eficácia”, explica Tânia.

A campanha de vacinação contra as gripes vão até o dia 20 de maio. Para evitar transtornos, as pessoas que se enquadram nesses grupos de risco, devem procuram diretamente o posto de saúde o qual está cadastrado. Já as pessoas fora desses grupos de risco não recebem do sistema público a vacinação, “quem não é idoso, criança ou doente crônico tem imunidade maior e não é um grupo prioritário para atendimento, mas devem incentivar a vacinação de quem se encaixa, com isso, todo o município se protege contra esses vírus”, arremata Selhorst.