Conferência municipal debate ações no setor de saúde em Mallet

·
Atualizado há 9 anos

cruzmachado-saude-conferencia
(Foto: Assessoria).

Na sexta-feira (19/06), moradores de Mallet discutiram as ações de Saúde Pública no município durante a XII Conferência Municipal de Saúde. O evento ocorreu na Câmara municipal de vereadores e contou com a presença da comunidade malletense e autoridades locais.

Na abertura, o prefeito de Mallet, Rogério da Silva Almeida, realizou apresentação acerca dos investimentos em saúde no município. “Recebemos a secretaria de Saúde em 2013 com mais de R$ 900 mil em dívidas e com o quadro de funcionários deficitário. Nestes dois anos e meio realizamos investimentos, pagamos as dívidas, renovamos a frota da secretaria e contratamos 21 novos funcionários para o setor”, destacou o prefeito.

A secretária municipal de Saúde, Erlete Bileski, frisou a importância da conferência e da saúde preventiva. “Além de muito importante, a conferência municipal de Saúde é de grande responsabilidade, pois busca ações e respostas para uma saúde digna, humanizada e preventiva”, disse a secretária.

Bernadete, colaboradora da 4ª Regional de Saúde, representando o diretor da regional, também enfatizou a necessidade de atuar preventivamente. “A prevenção diminui custos das áreas especializadas e internamentos”, observou Bernadete.

O enfermeiro Agostinho Basso foi o palestrante do evento e com muito bom humor falou sobre o atendimento humanizado e com qualidade. “Atendam os usuários com atenção, respeito e bom humor. Toda pessoa deve sair do atendimento como um verdadeiro cidadão, tendo seus direitos e acesso garantidos”, afirmou.

A enfermeira Keytch Mereht, da secretaria municipal de Saúde, apresentou as ações de Saúde desenvolvidas no município. Em grupos, os participantes debateram propostas para melhoria da saúde em nível municipal e estadual. Na mesma ocasião houve também eleição da nova diretoria do Conselho Municipal de Saúde.