CONTRA A GRIPE: Campanha de vacinação inclui professores

Mobilização, embora já tenha iniciado em alguns estados, começa oficialmente no dia 17

·
Atualizado há 7 anos

Começa na próxima segunda, 17, a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe). Em alguns estados, porém, a etapa já começou. Na região Sul, onde está o Vale do Iguaçu, as secretarias de Estado, que gerenciam a distribuição das vacinas, trabalham com outras datas: 17 de abril e 26 de maio, prazos para início e fim da campanha. Para 2017, o Ministério da Saúde também incluiu para a vacinação os professores do ensino regular e superior de escolas públicas e privadas, grupo vulnerável, por conta do contato muito próximo com os estudantes.

Em Santa Catarina

Entre os dias 17 e 24 deste mês, serão vacinadas apenas as pessoas com 60 anos ou mais e os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. A decisão de priorizar esses grupos baseou-se no cronograma de distribuição das vacinas anunciado pelo Ministério da Saúde, que prevê o envio de apenas 25% do total de doses até o dia 5 de abril e no fato de que esse público representou 72% das internações e 77% dos 108 óbitos notificados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em 2016. Para os demais grupos do público-alvo, a campanha será iniciada no dia 24.

A vacinação será oferecida gratuitamente em todas as salas de vacina da rede pública de saúde para os grupos prioritários até o final da campanha. A meta é alcançar uma cobertura de pelo menos 90% da população-alvo. No Dia D de Mobilização Nacional, dia 13 de maio, os postos de vacinação de todo o estado deverão ficar abertos das 8h às 17h. Durante a campanha da gripe, Santa Catarina também intensificará a vacinação contra o tétano.

No Paraná

A Secretaria Estadual da Saúde reuniu em março a Comissão de Infectologia para discutir as estratégias adotadas na vacinação contra a gripe no Paraná em 2017. “Os paranaenses terão mais de um mês para buscar uma unidade de saúde e se imunizar contra a Influenza. Nosso público-alvo passa de 3 milhões de pessoas e a meta é vacinar, no mínimo, 90% delas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto.

“A vacina tem o objetivo de proteger principalmente pessoas que têm maior risco de desenvolver a forma grave da doença. Deste modo, podemos reduzir também o número de mortes por gripe”, explica a chefe do Centro estadual de Epidemiologia, Júlia Cordellini.

QUEM PRECISA TOMAR A VACINA

Crianças entre seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, professores do ensino básico e superior das escolas públicas e privadas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional

Dia D

O dia especial para a mobilização será em 13 DE MAIO, conforme o novo calendário anunciado pelo Ministério da Saúde para atender o cronograma de remessa das vacinas.

Febre Amarela em dose única

O Ministério da Saúde anunciou recentemente a adoção da dose única da vacina contra a doença para as áreas com recomendação de vacinação em todo o país. Com a medida, crianças e adultos, que já tomaram uma dose, não precisam se vacinar mais contra a febre amarela ao longo da vida. A medida já era adotada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 2014. A estratégia de uma única dose também passa a ser adotada no Brasil. A vacina é segura e garante proteção ao longo da vida.

Advogados também serão vacinados

A imunização é privada, acontece dentro do pacote de benefícios da Caixa de Assistência aos Advogados no Paraná. Ela assiste quem tem inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e está com a anuidade em dia. Além do jurista, esposas e filhos também são atendidos. Para a campanha da gripe, a Caixa já está disponibilizando a vacina. “Ano passando, disponibilizamos mais de 20 mil doses para o Paraná”, explica o advogado, Waldemar Matzembacher, que está à frente da campanha neste ano. Para ter acesso ao medicamento, basta procurar a OAB. A vacinação é paga, mas é bem acessível.